sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dança dos caporales na Bolívia

         A dança dos caporales é uma das principais danças populares que marcam a cultura boliviana. Essa dança se constituiu a partir de outras como a Tuntuna, Tundiquis e Saya e é uma forte expressão de africanidade na Bolívia. Foi no ano de 69, em La Paz, que um grupo de jovens apresentou a dança publicamente pela primeira vez, na festa de “Jesus de gran poder”.
Além da festa de “Jesus del gran poder”, a dança dos caporales é apresentada no “Carnaval de Oruro” e em distintos eventos bolivianos. De acordo com o site Bolivia Cultural:
A dança dos caporales se caracteriza por ser de movimentos ágeis e atléticos em que os homens especialmente fazem giros, contorsões, chutes no ar, saltos acrobáticos e acompanhamentos de gritos de coragem e euforia, pois seu estilo musical tem certo ar e ritmo marcial. Enquanto as mulheres se destacam por mostrar e ressaltar a sensualidade e feminilidade através do vestuário e de movimentos graciosos.
Para retratar a origem da dança que leva o nome de Caporal, não se pode esquecer o significado desse termo, o qual era designado para se referir aos capatazes dos escravos que cuidavam das fazendas no período colonial, na Bolívia. 
Desfile de “Caporales”. Fonte: http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=123

Referências:
http://bolivianisima.com/danzas/caporales/index.htm
http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=123

Por Édina Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário