terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Arriba PIBID no mês de Setembro



O mês de setembro, para o grupo Arriba PIBID, significou organizar este blog para divulgarmos nosso projeto e nossas ações, estudar alguns conceitos sobre identidade docente na obra de Selma Garrido Pimenta e iniciarmos as discussões sobre a teoria dos gêneros textuais na obra de Luiz Antônio Marcuschi. Ainda, tivemos a oportunidade de participar de dois eventos relacionados aos interesses do projeto: o ‘Fórum das Licenciaturas’, 28/09, com a palestra da professora Selma Garrido Pimenta e ‘Universidade do século XXI – Cultura e diversidade’, 29/09 e 30/09, que discutiu sobre como a universidade está tratando a questão dos alunos cotistas, PEC-G e indígenas.

Na primeira reunião do mês, em 6 de setembro, foram expostas pela profa Ligia Couto as programações previstas para o mês. Em seguida, os grupos apresentaram suas propostas de blogs e, através dessas propostas, construímos um novo blog para o Arriba PIBID.

No dia 19 de setembro, nos reunimos para discutir o texto da autora Professora Selma Garrido Pimenta com a temática: “Professor/Identidade/Saberes Pedagógicos”. Por meio do texto de Pimenta, nos foram apresentados os “saberes pedagógicos”. Estes saberes foram explicados e usados para ressaltar, em dado momento, um dos ideais do Projeto PIBID em que a autora afirma “os professores exercem papel imprescindível e insubstituível no processo de mudança social” (pág. 11). Esses mesmos saberes são divididos, segundo a autora, em: “os saberes da docência- a experiência” (p. 20), “os saberes da docência- o  conhecimento” (p. 21) e “os saberes da docência- saberes pedagógicos” (p. 24).

Na ultima reunião do mês, em 28 de setembro, o tema central foi discutir o texto de Luiz Antonio Marcuschi, sobre a temática “Gêneros textuais no ensino de Língua”. Abordou-se o fato de que os gêneros textuais são textos materializados a partir de uma ação social (oral e/ou escrita); são ações sociais, são dinâmicos e nunca estanques, se transformam, visto que a todo instante gêneros estão produzindo novos gêneros, se mesclam em muitos momentos, nos identificam e nos limitam como um ser social e historicamente situado. Para finalizar as discussões, salientou-se que os gêneros textuais são inúmeros e os tipos textuais não passam de cinco. Porém, ambos se contemplam, pois dentro de um único gênero podemos encontrar diversos tipos textuais.
Turma do PIBID parte 1
Turma do PIBID parte 2
Turma do PIBID parte 3


Por Marcielle e Roselma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário