terça-feira, 11 de outubro de 2011

'Buena Vista Social Club'

Em 1996, o produtor musical Ry Cooder foi a Havana com o objetivo de reunir grandes artistas cubanos da velha guarda que ficaram no ostracismo. Cooder entrou em contato com músicos lendários como Ibrahim Ferrer, Rubén González, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Compay... Foi realizado, então, o disco ‘Buena Vista Social Club’, cujo título é uma referência a uma antiga casa de shows cubana que havia deixado de existir por volta dos anos 50. Após  o lançamento, o disco tornou-se um sucesso internacional e acabou sendo premiado com o Grammy.
Wim Wenders, fascinado pela música cubana apresentada no disco, foi até  Havana para documentar a cooperação entre Cooder e seus amigos músicos. Além disso, ele filmou a apresentação do grupo no primeiro concerto em Amsterdam e no segundo e último concertos no Carnegie Hall, em Nova York. Essas filmagens se transformaram em um documentário, cujo título também ficou ‘Buena Vista Social Club’ (1998). O documentário acabou registrando a relação de Cooder com os músicos, a performance dos músicos no estúdio e em apresentações ao vivo e a história de vida de alguns deles .
O filme ‘Buena Vista Social Club’ foi indicado ao Oscar no ano de 2000, ganhando o prêmio na categoria de Melhor Documentário. Vale à pena assistir ao filme, pois através dele fazemos uma viagem a Cuba, conhecendo seu passado e a música que revela suas identidades, tradições, personagens interessantes.

Por Sara e Vanusa

Buena Vista Social  Club
Fonte: Buena Vista Social  Club. Direção: Win Wenders. Produção: Deepak Nayar, Ulrich Felsberg e Rosa Bosch. Cuba, 1999. DVD( 1h 41min.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário