sexta-feira, 11 de novembro de 2011

¡Arriba PIBID! no General Osório: Aprender espanhol jogando

Cristiane e Ingridy apresentando o Uruguai para a 8a série.


No 01/11, o grupo ¡Arriba PIBID! levou ao General Osório toda a sua energia, com o objetivo de contribuir com a Semana Cultural. Escolhemos explorar, na temática cultural, os países falantes da língua espanhola, algumas curiosidades e informações sobre o Uruguai e, além disso, aprender espanhol (os números) jogando, como se estivéssemos em um cassino uruguaio.
Sobre os países falantes da língua espanhola descobrimos (com a ajuda de Caroline e Sara), entre outras coisas, o seguinte:
·        21 países têm a língua espanhola como oficial, um deles está na Europa (Espanha) e outro está na África (Guiné Equatorial). Todos os outros países se localizam no continente americano, sendo que sete deles fazem fronteira com o Brasil: Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. No total, há quase 400 milhões de falantes de espanhol no mundo todo, o que faz desse idioma o 3º mais falado no planeta Terra.
A respeito do Uruguai, Cristiane e Ingridy nos informaram que:
·        O Uruguai faz fronteira com o Brasil no extremo sul, mais exatamente com o estado do Rio Grande do Sul. A capital desse país é Montevidéu e sua moeda é o peso uruguaio. A economia se firma na pecuária e na agricultura, e também na indústria química, têxtil e alimentícia. No Uruguai, é muito comum tomar chimarrão e comer churrasco (se coloca todo tipo de carne na churrasqueira).
Após essa apresentação dos países falantes de espanhol e sobre o Uruguai, os/as alunos/as foram divididos/as em grupos para participar de um jogo organizado pela Édina e monitorado por todos/as os/as pibidianos/as (Caroline, Cristiane, Fernanda, Ingridy e Sara). Com a animação e as explicações de Édina, os/as alunos/as da 8ª série aprenderam, por meio de jogo, como pronunciar e escrever os números (de 1 a 90) em espanhol. No final, todos/as ganharam pesos uruguaios para comprar doce de leite, um doce típico da região do Rio da Prata.
Por Ligia
Fotos por Ligia Paula Couto

Édina ensinando os números por meio de jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário