segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CELEM – 25 anos

Nos dias 17 e 18 de novembro, professores de CELEM de todo o Paraná reuniram-se em Curitiba, em um encontro em comemoração aos 25 anos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas no Paraná (CELEM).
O CELEM foi criado na década de 1980 com o intuito de possibilitar aos alunos paranaenses o aprendizado de uma língua estrangeira (LE). A partir de então, a oferta de LE só aumentou e hoje conta com nove línguas (espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, ucraniano, mandarim, polonês e japonês). O CELEM se configura como uma oferta de ensino que ocorre fora da matriz curricular para alunos e comunidade, com duração de dois anos e carga horária de 4 horas/semanal.
O encontro teve como sede o Colégio Estadual do Paraná, o qual foi pioneiro na demanda para o CELEM e contou com a presença dos coordenadores que relataram suas experiências nesta trajetória de 25 anos.
Foram dois dias de proveitosas palestras que subsidiaram o tema: “Desafios de uma educação plurilíngue”. As temáticas das palestras foram:
·                    Sequências didáticas: ensino e trabalho transformados? (Vera Lúcia Cristóvão)
·                    O uso do livro didático para fins escolares e sua atual importância no processo ensino aprendizagem em língua estrangeira. (Claudia Estevam Costa)
·                    Aprender e ensinar línguas estrangeiras nas diferentes idades. (Edcléia Aparecida Basso)
·                    Gêneros textuais e formação de professores. (Eliane Gouvêa Lousada)
·                    Caminhos para o multilinguismo individual na escola. (Karim Siebeneicher Brito)
·                    Avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras. (Viviane Bagio Furtuoso).
Todas as palestras estiveram voltadas para o ensino no CELEM, mas com possibilidades de aplicabilidade em todo o ensino de LE. Vale lembrar que a teoria dos gêneros textuais, a partir do círculo de Bakhtin, foi o referencial teórico que se fez presente para a maioria dos palestrantes.
Ainda há uma necessidade de maior divulgação do CELEM, pois muitas pessoas não sabem que existe a possibilidade de se fazer um curso de idiomas gratuito. Nos estabelecimentos de ensino, muitas vezes, ocorre a falta de comprometimento com o CELEM, sendo deixado de lado, como não fizesse parte do currículo escolar. Mas este quadro vem mudando: há professores comprometidos, na SEED há representantes que lutam pelo CELEM e, desde 2007, ocorrem cursos de formação continuada para os professores do CELEM. Além disso, a partir de 2012, haverá um material didático exclusivo para o CELEM e elaborado pelos próprios professores. Isto é uma conquista! 
O CELEM é mais um espaço de expansão da jornada escolar, espaço para aprendizado de uma LE que venha a ter sentido e significado na vida dos alunos e da comunidade escolar. Não meramente o código pelo código, mas um compromisso social da LE, valorizando o plurilinguismo e a diversidade étnica e cultural.
Como curiosidade... No Paraná, temos: (dados aproximados)
32 Núcleos Regionais de Educação
1400 escolas
1600 CELEM
1400 professores
85 mil alunos

Fonte: Dados obtidos no encontro http://www.diaadia.pr.gov.br/index.php

Por Daniela Esteche

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