quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os Diabos de Yare



Os Diabos de Yare representam uma manifestação cultural que ganha maior destaque na cidade de San Francisco de Yare, na Venezuela. Segundo historiadores, a dança realizada pelos “diabos” nasceu dos esforços dos escravos, os quais usavam a dança como forma de reforçar sua religiosidade. No século 18, foi considerada uma dança extremamente sensual e proibiram a dança com as mulheres. Mesmo havendo este impedimento, a dança não perdeu sua força e destacou-se ainda mais quando, em 1854, a Venezuela proibiu a escravidão. A dança dos Diabos é uma indignação daqueles que já eram libertos, mas continuavam sendo escravizados pelos senhores feudais.

[...] como escravo quando já não era escravo muitos grupos afro descendentes foram criando mecanismos culturais de resistência dentre os quais, la danza de los diablos em que utilizam signos do  imaginário cristão, elementos da cultura indígina e símbolos representativos das culturas africanas trazidas pelos escravos [...].

            Essa celebração, que acontecia em pequenas cidades da Venezuela através dos negros, foi evoluindo e hoje é conhecida como uma divulgação do folclore venezuelano. Tal celebração acontece no feriado católico de Corpus Christi e tem significado religioso: para o povo de todas as etnias, esta dança é como reforçar suas crenças e, principalmente, acreditar que com ela se pode espantar o mal. As danças dos diabos são representadas em diferentes regiões do país, os diabos devem pagar suas promessas rendendo graças ao Santíssimo Sacramento.
            Os diabos se caracterizam usando máscaras de aparência feroz e usam roupas cor de sangue, um deles representa o diabo mor, outro representa uma figura feminina e os demais representam os negros; eles levam pendurados muitos escapulários, cruzes e outros amuletos e seguem rezando orações durante todo o trajeto. Além disso, faz parte do ritual a visita a casa dos membros mais importantes da sociedade.
Referências:
Por Cristiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário