terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Relações étnicos raciais e história e cultura afrobrasileira nas escolas de Ponta Grossa



Foto de Daniela Esteche

Nos dias 01 e 02 de dezembro, aconteceu a I Mostra Pedagógica das Equipes Multidisciplinares e Atividades Complementares de contraturno do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa – PR. Todas as escolas pertencentes ao NRE de Ponta Grossa tiveram a oportunidade de divulgar o trabalho realizado em seu espaço escolar para os demais colégios.
As equipes multidisciplinares foram criadas com o objetivo de promover grupos de estudos entre os professores sobre as temáticas da educação das relações étnico-raciais e história e cultura afrobrasileira, tornando-os capazes de discutir estas temáticas em sala de aula e desenvolver ações na escola através da reflexão crítica.
Esta Mostra Pedagógica teve como objetivo apresentar os resultados de um ano de trabalho desenvolvido nas escolas e pelas escolas, trazendo os alunos para participarem juntamente com colegas de outros espaços e, assim, perceberem a diversidade e, ao mesmo tempo, compartilharem as experiências.
Foto de Daniela Esteche

O importante é destacar que as questões de africanidades e relações étnico-raciais devem estar presentes em todas as atividades da escola, seja no ensino regular, seja nas atividades complementares, e que as equipes multidisciplinares vem a somar com as discussões e reflexões, mas que toda a comunidade escolar deve estar engajada na propagação não somente de um discurso utópico, mas de ações práticas ao falar de africanidades e relações étnico-raciais.
Foto de Daniela Esteche

Parabenizamos a todos os colégios que se empenharam no desenvolvimento das atividades e à organização do evento: Liane Ines Muller Pereira e Saulo Rosa (NRE Ponta Grossa).
Foto de Daniela Esteche

Referências:
Por Daniela Esteche

Nenhum comentário:

Postar um comentário