quinta-feira, 22 de março de 2012

1º Encontro do PIBID/UEM


1º Encontro do PIBID/UEM
Licenciatura: Desafios e Perspectivas

            Foi realizado entre os dias 14, 15 e 16 de março de 2012, na cidade de Maringá - Paraná, o 1º Encontro do PIBID/UEM, na Universidade Estadual de Maringá. O evento reuniu subprojetos do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID) de todo o território nacional, programa que tem como órgão de fomento a CAPES.
            O subprojeto de Licenciatura em Letras/Espanhol, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o ¡Arriba PIBID!, nos dias 15 e 16 de março foi representado no evento com participação dos bolsistas:

  • Débora Stelle apresentando o banner sobre a fundamentação teórica, os objetivos e as ações do subprojeto;
  Foto de Roselma dos Santos

  •  Renan Fagundes expondo o banner sobre a Lei 10.639/03 que insere o ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana nas escolas de ensino público, com a iniciativa do subprojeto de relacionar a lei com a língua espanhola na sala de aula;
  • Roselma que apresentou o relato de experiência com o título “PIBID espanhol: oportunidade de construir nossa identidade docente”, expondo sobre alguns aspectos já realizados pelo grupo.
Foto de Débora Stelle

  • Graziela que apresentou a comunicação oral “PIBID Espanhol UEPG: Os gêneros textuais, a diversidade cultural e as africanidades”.

            O 1º Encontro do PIBID/UEM foi o primeiro evento que os bolsistas divulgaram seus trabalhos iniciais realizados em Ponta Grossa – Paraná. Todos os bolsistas obtiveram um ótimo desempenho nas apresentações e saíram satisfeitos por terem apresentado o subprojeto da UEPG para as demais licenciaturas, de diferentes lugares e instituições do Brasil.
            Os bolsistas tiveram a oportunidade de participar no evento de mesas redondas com as seguintes temáticas: Perspectivas contemporâneas no ensino de Ciências Naturais e Sistemas de ensino nas licenciaturas em Ciências Humanas. Destaca-se a fala da Prof. Drª. Lourdes Aparecida Della Justina (UNIOESTE) que, com o programa PIBID, há um espaço de reflexão sobre a profissão docente nos dias de hoje.
            Um dos eixos temáticos do ¡Arriba PIBID! é a Lei 10.639./03 no ensino também da língua espanhola. Pode-se observar no encontro que há trabalhos com o mesmo ponto de partida, porém com propostas diferenciadas para se fazer executar a lei do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana no ensino público. Felizmente, se notou a preocupação de outros subprojetos pela temática em questão. O bolsista Renan Fagundes teve a oportunidade de ver a apresentação do relato de experiência da acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Cleidiane Coelho da Conceição, da Universidade Federal do Maranhão. A acadêmica apresentou o seguinte trabalho: Cultura Afrobrasileira nas escolas.  A jovem divulgou o subprojeto executado no seu estado e elencou que a grande proposta do subprojeto maranhense é de contribuir para a formação da identidade docente. As atividades na escola pública se realizaram com a participação dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Música, da UFMA. Já tiveram como atividades desenvolvidas o estudo de obras do Mestre Didi, compreensão de músicas de samba de raiz, comidas e danças de origem africanas que influenciaram a cultura maranhense. A acadêmica Cleidiane relatou ao Renan que há certa dificuldade no desenvolvimento da temática pela falta de recursos e despreparo dos professores pela temática. Eis um ponto que o ¡Arriba PIBID!, da Universidade Estadual de Ponta Grossa vem discutir e abordar em seus trabalhos, ou seja, com seus estudos sobre a temática e atuando na preparação de um livro didático apontado as africanidades na língua estrangeira (Espanhol).  Os bolsistas de ambas as universidades se sentiram motivados ainda mais em lutar pela temática e até mesmo de futuramente agirem juntos, fazendo assim uma troca de experiências entre as duas universidades.
Renan e Cleidiane - Foto de Renan Fagundes

            A oportunidade de se deixar a cidade de atuação (Ponta Grossa) e participar de um evento com a temática PIBID possibilitou a ampliação de horizontes para se poder aprofundar ainda mais os trabalhos de pesquisas com as temáticas do ¡Arriba PIBID!. Portanto, se pode salientar que o subprojeto da UEPG fará a diferença no ensino público na língua espanhola. 
           
            Por Renan Fagundes

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