domingo, 11 de março de 2012

Ensino da gramática no nível fundamental: análise linguística e funcionamento da linguagem

No dia 06 de março, os pibidianos assistiram à palestra com a seguinte temática: Ensino da gramática no nível fundamental: análise linguística e funcionamento da linguagem ministrada pela Professora Dr. Aparecida Feola Sella, que se iniciou às 19hs e 30 min no Grande Auditório da UEPG Central. A palestrante iniciou dizendo que é fundamental que o professor escolha uma perspectiva para trabalhar o texto e sugere a teoria de Bakhtin, utilizada nas suas práticas. Também se utiliza da fundamentação teórica de Koch, Marcuschi, Van Dijk, entre outros.
A professora comentou, ao decorrer da palestra, estratégias e sobre a importância da relação texto, aluno e professor e as contribuições do processo de interação na sala de aula. Sugeriu que, para produzir e receber textos, inclui-se pelo menos três grandes sistemas: conhecimentos linguísticos, níveis textuais pragmáticos e conhecimentos referenciais. Ela mencionou que o professor precisa ensinar o aluno que ele é um sujeito no mundo, considerar que ele já tem conhecimentos pragmáticos e aproveitar a sua interpretação para despertar o interesse pelo assunto tratado em sala de aula. Outra questão que foi comentada é que a leitura e a escrita têm uma parceria no processo de reconstrução de sentidos (explicita ou implicitamente) e esse processo pode ser guiado pelo professor.
A Professora Dr. Aparecida apresentou a letra do hino nacional do Brasil para que, juntamente com os ouvintes, fizesse uma análise reflexiva da sintaxe presente na letra. E, durante esse processo, destacou alguns aspectos:
·         Os efeitos provocados na análise do aspecto gramatical presente no hino.
·         Linguagem pode ser entendida como um processo de interação e uma ação dotada de intencionalidade. E esses fatores devem ser considerados na sala de aula.
·         O Hino Nacional possui frases com sintaxe invertida. Então, se torna fundamental que o professor domine estruturas e definições gramaticais para explicar sintaxe para os alunos.
·         A intertextualidade inclui os modos de produção e recepção. Indicou o bloghttp://catandoleitores.blogspot.com/ para ver exemplos de intertextualidade e planos de aula presentes nesse site para ilustrar o assunto apresentado.

Em outro momento da palestra, a professora analisou a metodologia proposta no plano de aula de uma professora que postou seu trabalho no site do MEC com a temática do Hino Nacional brasileiro. Apontou que não existe sinônimos perfeitos, mas sim esclarecedores. O trabalho com o vocabulário é importante, mas deve ultrapassar o uso do dicionário e recorrer a outras fontes. Assim, a sintaxe sem a semântica não é funcional e o professor deve sempre repensar a própria prática.

Por Debora Stelle

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