quinta-feira, 8 de março de 2012

APRENDENDO SOBRE INCLUSÃO

Na manhã do último sábado, dia 03/03, os bolsistas do PIBID tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o tema Inclusão. A palestra com o tema “Inclusão social: uma questão de responsabilidades compartilhadas”, proferida pela professora Mirian Sester Retorta, da UTFPR, trouxe para os bolsistas e professores supervisores dos subprojetos PIBID uma melhor compreensão do que é trabalhar com criança com necessidades especiais, já que o tema Inclusão, muitas vezes, faz com que o profissional da educação tema dificuldade no processo de ensino, quando trabalhado com crianças que possuem problemas especiais.
Mirian deixa bem claro, em sua palestra, que o professor ou a escola não são os únicos responsáveis na aprendizagem das crianças ou adolescentes com necessidades especiais. Ela ressaltou que a Inclusão deve começar primeiramente na família da criança, já no hospital, no momento em que os pais descobrem que seu filho será uma criança especial.
Em pouco mais de 2 horas de palestra, a professora trabalhou com o tema de uma maneira descontraída e também destacou sua experiência no assunto, já que um de seus filhos é portador de necessidade especial.
Para encerrar, foi aberto espaço para que os professores e bolsistas ali presentes pudessem tirar dúvidas e contar relatos de suas experiências relacionadas com a Inclusão no dia a dia escolar.

Por Caroline Spicalski









 fotos:Debora Stelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário