sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ensino de espanhol na perspectiva dos gêneros textuais descritas na DCE-PR


        No dia 14 de maio, o Núcleo Regional da Educação (NRE), em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizaram minicursos para professores de espanhol. Dentre as temáticas programadas, a questão do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula foi desenvolvida no minicurso: Ensino de espanhol na perspectiva dos gêneros textuais descritas na DCE-PR, o qual foi ministrado pelo professor Roger Adriano Bressani Mazur.

            
        Além das dinâmicas motivadoras e reflexivas propostas pelo professor, foram destacados os pontos principais das Diretrizes Curriculares da Educação Básica, voltados ao ensino de línguas estrangeiras, na perspectiva dos gêneros textuais. Durante o minicurso, foi ressaltada a importância do processo avaliativo assim como suas modalidades: processual, contínua, mutável, diversificada, acumulativa e diagnóstica. Logo, o professor Roger Mazur fez uma explanação sobre a dimensão histórica da disciplina de língua estrangeira moderna, enfatizando os métodos de ensino-aprendizagem aplicados ao longo do tempo, e a introdução do idioma espanhol na grade curricular do estado do Paraná. Na sequência, foi abordado o objeto de estudo da língua estrangeira, a qual é concebida como discurso e não como estrutura ou código a ser decifrado. A partir dessa perspectiva, de que a língua deve ser concebida como discurso, partiu-se para o conceito de discurso como prática social, a qual está diretamente relacionada com os gêneros textuais, já que cada gênero pode ser considerado uma forma de discurso.
        Para finalizar o minicurso, Roger Mazur, fundamentado nas Diretrizes, abordou a importância que se deve ter com da escolha do gênero textual que será  trabalhado com os alunos, enfatizou alguns pontos que devem ser pensados antes de decidir qual gênero trabalhar: aplicabilidade, aspecto-cultural, variedade linguística e análise linguística. O professor não deixou de citar os teóricos Schnewly & Dolz (2004) e seus conceitos sobre sequências didáticas na composição do estudo de um gênero, as quais são: pré-leitura, leitura, pós-leitura, produção 1, produção 2 (refacção) e produção 3. Encerrou-se o minicurso com um espaço proposto para questionamentos e discussões sobre o que foi desenvolvido.
É interessante ressaltar que os professores participantes demonstraram grande interesse pela temática, além de apresentarem-se dispostos a trabalhar a partir da perspectiva dos gêneros textuais proposta pelas Diretrizes Curriculares. 

Por Édina Silva

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