terça-feira, 15 de maio de 2012

Rumo à universidade


Além de formação aos graduandos, através de orientação em todas as atividades desenvolvidas pelo grupo PIBID-espanhol, as professoras coordenadoras estão em contato direto com as professoras supervisoras e os colégios de atuação do PIBID-espanhol, em uma parceria de forma a contribuir para a melhoria da educação nestes estabelecimentos de ensino.
            Desta forma, a partir da constatação da necessidade de uma palestra direcionada aos 3º anos do Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua, com a temática do vestibular e ingresso à universidade, a professora coordenadora Ligia Paula Couto, no dia 04 de maio se dirigiu até a escola para conversar com os alunos.
            A maioria dos alunos estava desinformada com relação à universidade: ingresso, cursos, modalidades de ensino, e demais oportunidades advindas do ingresso a um curso superior.
            A coordenadora iniciou sua fala contando sua história de vida e seu ingresso na universidade, mostrando que todos podem ter acesso a um curso superior. Em seguida, foi explicado cada curso ofertado pela UEPG, dividido pelas áreas de conhecimento; e, por último, foi explicada a diferença entre ensino, pesquisa e extensão na instituição.
 A palestra proferida obteve um resultado muito positivo, pois alunos que não sabiam sequer se iriam prestar o vestibular, ao final da manhã do dia 04 já se sentiam entusiasmados com a oportunidade.


De acordo com alguns alunos, sobre a palestra:
“Contribuiu para esclarecer várias dúvidas que tinha e outras informações que até então desconhecia.”
“Achei importante a história dela, que mesmo sendo de uma periferia, batalhou muito e conseguiu alcançar suas metas e continuar estudando.”
“Todos devemos prestar o vestibular, pois todo esforço e dedicação que fazemos hoje valerão muito no futuro.”
“Que eu devo fazer o vestibular, eu não iria fazer, mas depois da palestra eu vou fazer, e sobre a universidade eu pretendo ir para uma.”
             E como colocou professora Lígia ao sair do colégio: “Plantamos a sementinha, espero que dê fruto”.            Certamente, os frutos virão, pois o despertar rumo à universidade já ocorreu em meio aos alunos, agora cada um deve seguir com os seus projetos de vida, e que o curso superior seja um deles!
Por Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário