terça-feira, 15 de maio de 2012

La enseñanza de español en la perspectiva de la pedagogía crítica descrita en DCE-PR


            No dia 14 de maio de 2012, aconteceu na Universidade Estadual de Ponta Grossa, minicursos de língua espanhola para acadêmicos do curso de Letras Espanhol/Português e professores da rede estadual de ensino. No total, foram quatro minicursos com diversos temas, que iniciaram às 08h e finalizaram às 17h. Uma das propostas era a da professora Ligia Paula Couto, que era compreender como a pedagogia crítica é trabalhada na DCE-PR, pensar estratégias para o ensino de espanhol com essa pedagogia e discutir o conceito de pedagogia crítica, sua origem, principais estudiosos e fundamentos básicos.
            A professora iniciou sua fala contando um pouco de sua experiência na carreira da docência, para que assim o grupo pudesse se sentir mais à vontade para colaborar com suas ideias e opiniões sobre a temática. Após a discussão sobre o que seria a pedagogia crítica, foi entregue um material para os participantes com as seguintes questões para discussão: 
¿Cuál es el referencial teórico que fundamenta la DCE-PR?
·         La teoría de los géneros textuales.
·         El abordaje comunicativo.
·         La pedagogía comunicativa. 
   ¿Cuándo leíste o estudiaste este referencial teórico por primera vez? 
   ¿Quiénes son los principales estudiosos que discuten tal referencial teórico?



Fotos de Renan Fagundes

   Depois que os participantes expuseram suas respostas, ficamos sabendo que a DCE-PR se fundamenta em dois referenciais: os gêneros textuais e a Pedagogia Crítica. Como o foco do minicurso era a Pedagogia Crítica, discutiu-se, conforme Libanêo (2008, p. 32), as pedagogias Libertadora, Libertária e Crítico social dos conteúdos:
·         Libertadora: principal representante Paulo Freire
·         Libertária: defensores da autogestão pedagógica.
·         Critico social dos conteúdos: principal representante José C. Libâneo
Após a apresentação dessas três vertentes da pedagogia crítica, foi discutido a origem e os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica com base em Saviani (2008). De acordo com a professora palestrante, a Pedagogia Histórico-Crítica tem uma base marxista e é necessária a preocupação com os conteúdos de aprendizagem. A discussão dos conteúdos para o ensino do espanhol se pautou, principalmente, na DCE-PR (p. 53).
O minicurso foi finalizado com professores presentes relatando como a discussão ajudou na compreensão da Pedagogia Crítica e relatando suas experiências e seus trabalhos para oferecerem um ensino de melhor qualidade aos alunos.   
Referenciais teóricos utilizados neste minicurso:
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 4a ed. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 22a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
MARTINS, Lígia Márcia. “Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural”. In: Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2011.
PARANÁ, Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna. Curitiba: SEED, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica. 10a ed. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2008.

Por Ingridy Bini

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