quarta-feira, 27 de junho de 2012

¡Arriba PIBID! marcou presença na 15ª Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (JELL)

       Foi realizado nos dias 20 a 23 de junho de 2012, na cidade de Marechal Cândido Rondon, a 15ª Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (JELL) organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) que teve como tema: Literatura, linguagem e multiculturalismo veredas do Imaginário e cartografia da memória.  
       O subprojeto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi representado no evento pelo bolsista Renan Fagundes de Souza que apresentou a seguinte comunicação: PIBID: A articulação da teoria com a prática na formação de docentes para o ensino da língua espanhola.  
      A apresentação do bolsista, no dia 22 de junho, teve como ponto positivo os vários questionamentos e perguntas dos participantes que assistiram a apresentação destacando o diferencial do projeto em Ponta Grossa, com o ensino da língua espanhola apontando as africanidades (SILVA, 2003) nos países “hispanohablantes”.  Vale ressaltar que, o bolsista foi muito indagado de quando o livro didático elaborado pelo projeto estaria disponível no blog do grupo para ser usado em sala de aula.
       O evento contou com conferências, mesas redondas, oficinas e comunicações durante sua realização. Destaca-se a conferência que contou com a participação da Pesquisadora, Escritora também Professora da UEPG, a Professora Doutora Luísa Cristina dos Santos Fontes, que apresentou a temática “Helena Kolody: carbono e diamante – uma biografia ilustrada”, sendo muito aplaudida e elogiada durante sua fala. O bolsita Renan destaca também a conferência do Pesquisador e Professor Doutor Sérgio Paulo Adolfo (Universidade Estadual de Londrina), com o nome Literatura africana de expressão portuguesa, que apresentou autores angolanos e moçambicanos com suas obras (poemas) na literatura africana. Destaca-se a fala do professor “conhecer a literatura africana é compreender a própria pluralidade cultural”. Ressalta-se na fala do professor a importância das africanidades no nosso cotidiano, sendo um dos objetivos no Arriba PIBID! o trabalho com a abordagem multicultural, fazendo-se a prática da Lei 10.639/03 em paralelo com o conceito elaborado por Silva das africanidades.
        Foi possível ver e participar de conferências e mesas redondas que os palestrantes eram paraguaios, argentinos e colombianos, onde o espanhol dominou totalmente o evento. Pode-se ampliar um pouco mais o conhecimento em questão da própria língua espanhola, ou seja, escutar a todo o momento o idioma o qual escolhermos para ser professor, destaca o bolsista. E o fato de conhecer outras instituições, pesquisas e pesquisadores de diferenciadas temáticas para uma ampliação de conhecimentos.  
      Portanto, a viagem a esse evento só pode contribuir a nossa formação acadêmica e também de pesquisa, em outras palavras, que venha a 16ª Jornada em 2013!

Por Renan Fagundes

Apresentação do bolsista Renan Fagundes. Foto de: Melissa Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário