domingo, 24 de junho de 2012

Arriba PIBID no VI Enplee-PR

Nos dias 15 e 16 de junho, o grupo PIBID, representado pela coordenadora Ligia, pelas professoras supervisoras Karine e Daniela e pelos bolsistas Ingridy, Laís e Renan participaram do VI Enplee (Encuentro de Profesores de lengua Española del Estado de Paraná).
O evento foi organizado pela Associação de Professores de espanhol do Estado do Paraná, com o apoio da Universidade Federal do Paraná do Setor Litoral (UFPR Litoral), da Secretaria de Educação do Paraná ( SEED-PR), do Instituto Cervantes e do Instituto Cultura Brasil-Argentina. O encontro teve como tema: “Lectura, interculturalidad y enseñanza” e aconteceu nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral, em Matinhos (PR).
Na programação ocorreram quatro mesas redondas:
1ª - Lei 11.161/2005 – Implantación: el desarrollo y perspectivas de la misma para los avances educacionales en Paraná (Profesora Deise Picanco- UFPR, Profesor Reginaldo Ferraz-Coordinador del CELEM de la SEED-PR, Profesora Valdirene Zorzo Veloso- Presidenta de la APEE-PR,Profesora María Teresita Campos Avella - APEEPR, Curitiba).
2ª- Lectura e identidad (Profesora Dra Florência Miranda-Universidad Nacional de Rosário/Argentina,Profesora Dra Maria Teresa Celada-USP,
Profesora Dra Ana Josefina Ferrari-UFPR).
3ª-   La lectura en la práctica ( Profesora Dra Cibele Krause –Lemke,
Profesora Dra Elena Godoi ,Mediador: Dr Sebastião Lourenco).
4ª- El texto literario y la práctica lectora (Profesora Dra Silvina Barroso Universidad de RíoCuarto/Argentina, Profesora Dra Emilia Gallegos. Presidenta del Comité Cubano del IBBY y Coordinadora General de la Cátedra Latinoamericana y caribeña de Lectura y Escritura, Mediadora:Profesora Isabel Jasinski-UFPR)
     Além das mesas redondas, o evento promoveu o debate acadêmico através de comunicações orais (36 divididas em 11 salas) e pôster. Nosso grupo fez quatro comunicações orais:
- Os gêneros textuais no ensino de espanhol: uma relação teórico-prática
(Ligia e Laís)                                               
- Formação continuada e formação inicial: um elo na luta pelo ensino de espanhol de qualidade (Daniela e Karine)
- Aprendizagem e ensino de africanidades: ensino de espanhol numa abordagem multicultural (Ione e Ingridy)
- PIBID: oportunidade, transformação, compromisso de um futuro docente no ensino de espanhol (Renan)
        Os participantes demonstraram interesse em nossas comunicações, questionaram sobre a disponibilidade do material das unidades didáticas e elogiaram a interação entre os bolsistas e professores supervisores.
As várias comunicações que assistimos ampliaram nossos conhecimentos e nos fizeram visualizar outras possibilidades de investigação, assim como, as oficinas das quais participamos.
Acreditamos que o evento atingiu o objetivo de reunir alunos, docentes e investigadores para discutirem sobre a participação crescente no campo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola e suas implicações na prática pedagógica. Tais discussões resultaram na elaboração de uma carta proposta ao governo de estado visando a valorização dos profissionais e da disciplina.
Somando forças ao grupo de professores, as professoras Lígia, Daniela e Karine se filiaram a Associação dos Professores de Espanhol do estado do Paraná.
Não podemos deixar de mencionar a rica e bela apresentação cultural do “tango” e do coquetel acompanhado de vinho argentino. Como pibidianos que se prezam, tivemos participação especial na noite cultural: Renan foi convidado “a bailar”!!!!
Cada um de nós teve uma experiência singular; para mim, destaco o fato de o evento ser em língua espanhola e promover a interação com nativos da língua, foi excelente. Isso fica bem claro nas palavras do pibidiano Renan:
"Ter participado de um Congresso de Professores de Espanhol me fez refletir um pouco mais no compromisso de ser um futuro docente da língua espanhola. Poder ter a oportunidade de participar de mesas redondas, conferências e comunicações havendo trocas de experiências com professores argentinos, uruguaios e também brasileiros, contribuem muito mais ao nosso desenvolvimento de pesquisa e até mesmo de segurança para desenvolver a oralidade no idioma. A meu ver, foi possível obter só experiências positivas, fazendo com que, despertasse ainda mais o meu interesse de ser um Professor de Espanhol".
Sentimos que nosso grupo “Arriba PIBID” leva muito a sério a palavra ARRIBA, porque sabemos que participações como estas nos colocam “en dirección hacia lo que está más alto”. 
Por Karine de Lara Cabral Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário