quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Celebração do Corpo de Cristo

           No ano de 1193, nasceu na Bélgica Juliana de Mont Cornillon, órfã desde pequena e criada pelas freiras. Juliana sempre teve paixão pelo Santíssimo e sempre desejou que houvesse uma festa especial em sua homenagem e honra. Depois de adulta, Santa Juliana (canonizada em 1599), teve uma visão da igreja sob a aparência de lua cheia, com uma mancha negra, que significava a ausência desta festa, o que fez com que seu desejo de homenagear e honrar o Santíssimo fosse intensificado. Ela manifestou suas ideias para Roberto de Thorete, o então bispo de Liége, cidade em que ela nasceu, mas a celebração só foi instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV.
A celebração de Corpus Christie é realizada pela Igreja Católica na quinta feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após Pentecostes. Neste ano, a celebração aconteceu na quinta feira dia 07 de junho. Faz parte da celebração a procissão e a adoração ao Santíssimo, a procissão é para lembrar a caminhada dos peregrinos em busca da Terra Prometida, e a adoração acontece quando o Padre consagra duas hóstias, uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para a adoração e como símbolo da presença de Cristo vivo no coração de seus adoradores.
Algumas culturas modificam essas celebrações, como na cidade de Cuscu no Peru, a procissão é um pouco diferente, ela acontece ao lado das imagens dos santos, na Plaza de Armas, em frente à Catedral Basílica, essas imagens ficam por 1 semana expostas na igreja, depois são levadas por uma procissão ao seu local de origem, onde ficam por 1 ano.
No Panamá, a celebração de Corpus Christie também tem a sua particularidade, danças folclóricas e pessoas fantasiadas de demônios invadem as ruas de La Villa de Los Santos, encenando a luta de Miguel Arcanjo e o diabo, coreografias e ritmos espanhóis fazem parte do espetáculo.
Além da procissão e da adoração ao Santíssimo e das particularidades de cada cultura, faz parte dessa festa os famosos “Tapetes Coloridos”, que foi uma tradição vinda de Portugal, quando o Brasil ainda era colônia. Nos dias de hoje, vemos esses “tapetes” nas celebrações de Corpus Christie do mundo todo. Esses tapetes são confeccionados com areia, serragem colorida, flores, tampinhas de garrafa, entre outros materiais.  Cada criador usa de sua imaginação para fazer um trabalho bem feito e cada vez mais bonito.

Por Ariadne Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário