O grupo ¡Arriba PIBID! se encontrou nos dias 4, 5 e 6 de julho para as
orientações sobre a realização de trabalhos durante o perÃodo do recesso.
Um dos grandes propósitos das reuniões foi de auxiliar na caminhada dos estudos investigativos dos bolsistas, referente à elaboração de artigos sobre o ensino/aprendizagem da lÃngua espanhola ou de lÃnguas. Em relação aos artigos, foi apresentado aos bolsistas como se deve: estruturar e organizar o gênero textual artigo acadêmico. Ressalta-se que é um dos objetivos do projeto incentivar a pesquisa e a escrita acadêmica.
Outro propósito dos encontros foi a
elaboração de planos de aula para as unidades didáticas que já estão prontas e,
em breve, serão publicadas em um livro didático do PIBID/Espanhol. Tais planos
serão montados para auxiliar na aplicação dessas UDs nas aulas de espanhol em
dois colégios públicos.
Além
disso, no terceiro momento, discutimos como se trabalhar o ponto gramatical,
foco de cada UD, de modo a contemplar o método indutivo de se ensinar gramática.
O objetivo, assim, é o ensino da gramática em uso, ou seja, em relação com o
gênero textual previamente estudado.
Por
fim, em uma das reuniões, houve a exposição da plataforma Lattes e o
preenchimento do currÃculo de um dos bolsistas do projeto, para motivar a
construção do cv lattes de todos os participantes do Arriba PIBID. As
professoras coordenadoras incentivam a produção acadêmica do grupo com a
participação em eventos, congressos, escrita de artigos, criação de unidades
didáticas, etc..
Portanto, atividades e estudos não
serão deixados de lado nessas semanas de “folga” das reuniões. Estamos todos com um pé no recesso e outro nos estudos.
¡Arriba PIBID y
poned en marcha para trabajar en las vacaciones!
Por Renan Fagundes
Nenhum comentário:
Postar um comentário