terça-feira, 10 de julho de 2012

Com um pé no recesso e outro nos estudos

             O grupo ¡Arriba PIBID! se encontrou nos dias 4, 5 e 6 de julho para as orientações sobre a realização de trabalhos durante o período do recesso.

 
     




















            




          Um dos grandes propósitos das reuniões foi de auxiliar na caminhada dos estudos investigativos dos bolsistas, referente à elaboração de artigos sobre o ensino/aprendizagem da língua espanhola ou de línguas. Em relação aos artigos, foi apresentado aos bolsistas como se deve: estruturar e organizar o gênero textual artigo acadêmico. Ressalta-se que é um dos objetivos do projeto incentivar a pesquisa e a escrita acadêmica. 
          Outro propósito dos encontros foi a elaboração de planos de aula para as unidades didáticas que já estão prontas e, em breve, serão publicadas em um livro didático do PIBID/Espanhol. Tais planos serão montados para auxiliar na aplicação dessas UDs nas aulas de espanhol em dois colégios públicos. 
           Além disso, no terceiro momento, discutimos como se trabalhar o ponto gramatical, foco de cada UD, de modo a contemplar o método indutivo de se ensinar gramática. O objetivo, assim, é o ensino da gramática em uso, ou seja, em relação com o gênero textual previamente estudado.
       Por fim, em uma das reuniões, houve a exposição da plataforma Lattes e o preenchimento do currículo de um dos bolsistas do projeto, para motivar a construção do cv lattes de todos os participantes do Arriba PIBID. As professoras coordenadoras incentivam a produção acadêmica do grupo com a participação em eventos, congressos, escrita de artigos, criação de unidades didáticas, etc..
             Portanto, atividades e estudos não serão deixados de lado nessas semanas de “folga” das reuniões. Estamos todos com um pé no recesso e outro nos estudos.
¡Arriba PIBID y poned en marcha para trabajar en las vacaciones! 
Por Renan Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário