segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aprendendo e ensinando africanidades: O ensino de espanhol numa abordagem multicultural – COPENE 2012

         Nos dias 16 a 20 de julho de 2012, na cidade de Florianópolis – SC, o grupo PIBID, representado pela coordenadora Ione e pelas bolsistas Débora,Graziela, Ingridy, Roselma e Vanusa participaram do VII Copene (Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN ).O evento teve como tema: Os desafios da luta Antirracista no século XXI e aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).           
       As bolsistas dosubprojeto PIBID da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentaramno evento os seguintes pôsteres: “Aprendendo e ensinando africanidades: O ensino de espanhol numa abordagem multicultural” e “A representação do negro no livro didático de língua estrangeira/espanhol”.Durante a apresentação, as bolsistasforam bastante indagadas sobre a disponibilidade do livro didático no blog do projeto. Outro ponto destacado foi o trabalho desenvolvido com o ensino de uma língua estrangeira (Espanhol), apontando as africanidades (SILVA, 2003) nos países “hispanohablantes”.Vale ressaltar que alguns professores demonstraram grande interesse pela temática, apresentando-se dispostos a trabalhar o ensino de espanhol numa abordagem multicultural,sendo a base escolhida para esta abordagem o conceito de africanidades. Além dos pôsteres, a coordenadora Ione fez uma apresentação oral para discutir o ensino do espanhol numa abordagem multicultural.
O fato de conhecer outras instituições, pesquisas e pesquisadores de diversas temáticas é, sem dúvida, uma forma de enriquecimento da nossa própria formação como futuros professores e estudiosos da área de ensino de línguas. Por fim, participar de um encontro como este foi uma ótima experiência, que enriqueceu e contribuiu na ampliação de meus conhecimentos a respeito do tema, de modo a trabalhar com as temáticas das africanidades nas atividades de língua espanhola e outras disciplinas também de maneira mais crítica e responsável.


                    Fotos de Roselma dos Santos

Por Vanusa Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário