sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Participação do Grupo iArriba PIBID! no I Seminário Estadual do PIBID

No dia 24 de agosto de 2012, às 8h30 da manhã iniciou-se em nossa Universidade (UEPG), o I Seminário Estadual do PIBID. Neste seminário, estavam presentes bolsistas e professores representando as várias universidades públicas de toda a região do Paraná, os grupos de PIBID e seus respectivos cursos de licenciatura.
A abertura do evento foi no Cine Teatro Pax, na região de Oficinas. Primeiramente, houve a apresentação de um Grupo de Dança; esse grupo é composto pelos Pibidianos de História da Cidade de União da Vitória. Em seguida, houve a palestra da professora Fernanda a respeito dos impactos dos projetos PIBID. No período da tarde e no sábado, as atividades ocorreram no campus da UEPG Central: mesas redondas, apresentação de comunicações, relatos de experiência e pôsteres e lançamento de livros.
No primeiro dia de evento, todos os bolsistas, nossas professoras supervisoras e a coordenadora Ligia estavam no Seminário. Renan, acadêmico do 4º ano, apresentou a seguinte comunicação: “A relação teoria/prática na construção da identidade docente do professor de espanhol”; a professora Daniela e Karine apresentaram “A universidade mais próxima da escola: professores em formação continuada – uma parceria possível através do PIBID”; e a coordenadora Ligia participou de uma mesa redonda e ficou responsável por expor as atividades do PIBID Letras UEPG.

No segundo dia de evento, sábado (25/08), alguns dos bolsistas do nosso grupo apresentaram mais comunicações sobre os trabalhos que estamos realizando nas escolas e sobre as nossas produções. Entre as comunicações, apresentaram Laís e Ariadne: “Os gêneros textuais no ensino de espanhol: uma relação teórico/prática”, Ingridy e Débora: “O conceito de africanidades e o ensino de espanhol”, Daiane e Victor: “O tratamento das relações étnico-raciais a partir do conceito de africanidades para o ensino da língua espanhola”, a professora supervisora Daniela: “Na sala de aula: alunos, graduandos e professor – uma interação para um ensino de espanhol de qualidade”, e a coordenadora Ligia “O projeto PIBID Espanhol UEPG: Uma relação teórico/prática”. No eixo mostra de material didático, Roselma e Vanusa apresentaram o livro didático produzido pela nossa equipe.
Além disso, sábado foi um dia muito especial, pois foi o lançamento do livro didático “Yo hablo, escribo y leo en lengua española. I asé chitiá, kribí i kankaniá andi lengua española” produzido pelo nosso grupo. Este livro é, sem dúvida, o resultado do incessante trabalho e do esforço das professoras supervisoras, das coordenadoras e dos bolsistas. Agradecemos a todos/as que vieram prestigiar nosso trabalho.

Eventos como esse são importantes para que os grupos PIBID de diferentes IES compartilhem experiências, troquem informações, materiais, conheçam a proposta de outros grupos PIBID e construam novas ideias e amizades.

Por Daiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário