sábado, 29 de setembro de 2012

Participação do Grupo iArriba PIBID! no VI SELLF na FAFIPAR


No dia 18 de setembro de 2012, na central de salas do prédio da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR), iniciou-se às 13h30hrs, o Simposium: “O Ensino da Língua Espanhola no Brasil: na universidade e na escola – Como ensinar espanhol?”, sob a coordenação da professora Daniele Terezinha Esteche Maciel, Mestre em Educação e professora supervisora do subprojeto PIBID Letras/Espanhol da UEPG. A coordenadora, previamente à apresentação dos trabalhos programados, elencou de forma introdutória, os objetivos da realização do Simposium, sendo estas: a discussão do ensino da língua estrangeira (Espanhol) e a Lei 11.161/2005, a formação inicial e continuada dos profissionais do ensino da língua espanhola e as perspectivas de ensino da língua estrangeira, levando em consideração o que temos na atualidade na realidade do ensino da língua espanhola, o que se está realizando em prol da qualidade docente, e o que se prevê em matéria de ensino da língua espanhola na escola pública.  
Logo após terminada a apresentação introdutória da coordenadora do Simposium, iniciaram-se as apresentações dos trabalhos das professoras e coordenadoras do subprojeto PIBID Espanhol/UEPG, Ligia Couto, com o tema: “A formação docente no PIBID Espanhol/UEPG: Ensino com pesquisa”, e Ione Jovino, com o tema: “Aprendendo e ensinando espanhol com africanidades: percursos formativos de iniciantes à docência”; os bolsistas do PIBID Espanhol/UEPG, Renan Fagundes, com o tema: “ARRIBA PIBID! O compromisso na formação de futuros docentes para o ensino de espanhol”, Daiane Quadros Morais e Victor Romero com o tema “A representação do conceito das africanidades para o ensino da língua espanhola”, e Debora Stelle com a apresentação de resultados prévios do seu trabalho de conclusão do curso: “O aspecto cultural no ensino da língua espanhola: uma analise de livros didáticos”; e as colegas acadêmicas do curso de Licenciatura Letras Português/Espanhol, Jéssica Amancio e Gabriela Guarneri, com a apresentação de parte do seu trabalho investigativo: “CLEC: Uma oportunidade para associar teoria e pratica na extensão”. 
A coordenadora Ligia Couto apresentou os avanços do subprojeto PIBID Espanhol/UEPG no primeiro ano de atividades, enfatizando que o objetivo da proposta da CAPES para o subprojeto, visa inserir o aluno (os bolsistas do ARRIBA PIBID) na escola pública, de modo que comece a viver a escola antes de completar sua formação universitária, e consiga assim, relacionar a teoria com a prática. Além de promover o processo de formação dos bolsistas, enumerou três concepções importantes para a formação dos futuros docentes e que o subprojeto persegue neste processo, sendo estes a concepção do ensino, que busca trabalhar o ensino da língua com os gêneros textuais a fim de promover um ensino crítico-reflexivo; a concepção de formação docente, que leva a entender esta formação como um processo que requer apreender e reaprender a ficar mais próximo à realidade do aluno; e a concepção de pesquisa, que exige que todo futuro professor da língua faça pesquisa sobre sua pratica a fim de melhorar a qualidade do ensino. “Na graduação, precisamos de currículos e programas de formação do professor nessa perspectiva, e nas escolas precisam-se encontrar equipes pedagógicas que promovam esse processo formativo”, justificou a razão de ser do subprojeto, detalhando seguidamente os estudos teóricos e as atividades que os bolsistas do PIBID Espanhol/UEPG vem realizando dentre os eixos temáticos dos gêneros textuais, as africanidades, entre outros temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de espanhol na escola.
O bolsista Renan apresentou os referenciais legais do subprojeto do PIBID Espanhol/UEPG, como a Lei 10.639/03 e as DCE-PR, e os referenciais teóricos que grupo vem trabalhando, que são os gêneros textuais (Bakhtin, 2003; Marcuschi, 2008), o conceito de africanidades (Silva, 2003), e a abordagem multicultural (Gonçalves e Silva, 2005). Fez menção também, dos diversos eventos que os bolsistas participaram no decorrer deste primeiro ano, estão entre eles o PIBID-UEM, PIBID-UEPG, Conex, Copene, Endipe, Enplee, Jell, Sellf, entre outros. Dentre as atividades realizadas pelo PIBID Espanhol/UEPG, destacam-se as oficinas sobre ritmos de origem africana, os jogos didáticos e atividades lúdicas para a escola, visita do ARRIBA PIBID! aos alunos da 3ª serie de ensino médio no colégio Frei Doroteu de Padua para tratar temas referentes ao PSS, visita dos alunos da 2ª e 3ª serie do colégio Dorah Gomes ao Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa para apresentação de temas sobre o respeito à diversidade, entre outras atividades, sendo a elaboração do Livro Didático pelo ARRIBA PIBID!, a produção mais destacada.
Daiane/ Victor
Renan










Os bolsistas Daiane e Victor complementaram seguidamente durante a sua apresentação, a abordagem sobre o ensino das africanidades no ensino da língua espanhola e o tratamento das questões étnico-raciais por uma educação, em prol do respeito e contra a discriminação, amparados legalmente no Parecer CNE/CP 3/2004. A coordenadora Ione Jovino, durante sua apresentação, resaltou a importância da elaboração do Livro Didático pelo PIBID Espanhol/UEPG, pois utiliza-se as africanidades no Livro de uma forma criativa, visando ampliar o conceito das africanidades para os países hispano-falantes no ensino da língua estrangeira, e ao mesmo tempo, visa educar para as relações étnico-raciais e a desconstrução de estereótipos. Sinalou a importância de educar em prol das boas relações afetivas entre o aluno, o docente e a sociedade; sendo que o docente deve estar preparado para saber como interferir quando se apresente um caso de discriminação na sala de aula por exemplo, pois exigirá do docente uma ação racional e positiva, a fim de não piorar a situação.
Debora
Gabriela/Jéssica

Finalmente, a bolsista Debora Stelle e as acadêmicas Gabriela Guarneri e Jéssica Amáncio, apresentaram os temas que elas vêm desenvolvendo nos seus trabalhos de conclusão de curso ou em outras pesquisas na UEPG. Debora tratou o tema sobre os aspectos culturais nos livros didáticos para o ensino da língua espanhola da 6ª ao 9º ano, utilizando como referenciais teóricos de cultura (Sanchez; 2009) e a pedagogia histórico-crítica (Saviani; 2008). Entre os resultados prévios, sinalou as origens musicais e os aspectos culturais que elas envolvem, a natureza das piadas e o tipo de humor na língua estrangeira, entre outros. Já na apresentação das acadêmicas Gabriela e Jéssica, abordaram os temas sobre seu desenvolvimento como professores do CLEC/UEPG, e suas experiências em decorrência das aulas ministradas. Destacaram que a busca pela relação da teoria com a prática é importante, e que é necessário ter uma boa formação durante os anos da graduação, que permita ter mais segurança na atuação como docentes de uma língua estrangeira, e aprender a trabalhar com outros recursos que permitam ir mais além de trabalhar com unidades de um livro específico, tendo uma formação mais reflexiva e critica para chegar a melhores condições nos estágios probatórios e, sobretudo, uma vez terminada a Licenciatura para atuar nas escolas com sucesso.
Concluídas as apresentações, na roda de perguntas, a coordenadora Ione Jovino chamou a atenção no tratamento da questão multicultural, mesmo que é um tema muito complexo para ser abordado. Assim, aconselhou para as acadêmicas do CLEC, que revisaram esse ponto em questão. Terminada esta etapa, a coordenadora do Simposium, Daniele Esteche, encerrou a sessão, agradecendo pela participação dos apresentadores no SELLF 2012.

Por Víctor 


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