No dia 18 de setembro de 2012, na central de salas
do prédio da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá
(FAFIPAR), iniciou-se às 13h30hrs, o Simposium: “O Ensino da Língua Espanhola
no Brasil: na universidade e na escola – Como ensinar espanhol?”, sob a
coordenação da professora Daniele Terezinha Esteche Maciel, Mestre em Educação e
professora supervisora do subprojeto PIBID Letras/Espanhol da UEPG. A
coordenadora, previamente à apresentação dos trabalhos programados, elencou de
forma introdutória, os objetivos da realização do Simposium, sendo estas: a
discussão do ensino da língua estrangeira (Espanhol) e a Lei 11.161/2005, a
formação inicial e continuada dos profissionais do ensino da língua espanhola e
as perspectivas de ensino da língua estrangeira, levando em consideração o que
temos na atualidade na realidade do ensino da língua espanhola, o que se está
realizando em prol da qualidade docente, e o que se prevê em matéria de ensino
da língua espanhola na escola pública.
Logo após terminada a apresentação introdutória da
coordenadora do Simposium, iniciaram-se as apresentações dos trabalhos das
professoras e coordenadoras do subprojeto PIBID Espanhol/UEPG, Ligia Couto, com
o tema: “A formação docente no PIBID Espanhol/UEPG: Ensino com pesquisa”, e
Ione Jovino, com o tema: “Aprendendo e ensinando espanhol com africanidades:
percursos formativos de iniciantes à docência”; os bolsistas do PIBID
Espanhol/UEPG, Renan Fagundes, com o tema: “ARRIBA PIBID! O compromisso na
formação de futuros docentes para o ensino de espanhol”, Daiane Quadros Morais
e Victor Romero com o tema “A representação do conceito das africanidades para
o ensino da língua espanhola”, e Debora Stelle com a apresentação de resultados
prévios do seu trabalho de conclusão do curso: “O aspecto cultural no ensino da
língua espanhola: uma analise de livros didáticos”; e as colegas acadêmicas do
curso de Licenciatura Letras Português/Espanhol, Jéssica Amancio e Gabriela
Guarneri, com a apresentação de parte do seu trabalho investigativo: “CLEC: Uma
oportunidade para associar teoria e pratica na extensão”.
A coordenadora Ligia Couto apresentou os avanços do
subprojeto PIBID Espanhol/UEPG no primeiro ano de atividades, enfatizando que o
objetivo da proposta da CAPES para o subprojeto, visa inserir o aluno (os
bolsistas do ARRIBA PIBID) na escola pública, de modo que comece a viver a
escola antes de completar sua formação universitária, e consiga assim,
relacionar a teoria com a prática. Além de promover o processo de formação dos
bolsistas, enumerou três concepções importantes para a formação dos futuros docentes
e que o subprojeto persegue neste processo, sendo estes a concepção do ensino, que
busca trabalhar o ensino da língua com os gêneros textuais a fim de promover um
ensino crítico-reflexivo; a concepção de formação docente, que leva a entender esta
formação como um processo que requer apreender e reaprender a ficar mais
próximo à realidade do aluno; e a concepção de pesquisa, que exige que todo
futuro professor da língua faça pesquisa sobre sua pratica a fim de melhorar a
qualidade do ensino. “Na graduação, precisamos de currículos e programas de
formação do professor nessa perspectiva, e nas escolas precisam-se encontrar
equipes pedagógicas que promovam esse processo formativo”, justificou a razão
de ser do subprojeto, detalhando seguidamente os estudos teóricos e as
atividades que os bolsistas do PIBID Espanhol/UEPG vem realizando dentre os
eixos temáticos dos gêneros textuais, as africanidades, entre outros temas
relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de espanhol na escola.
O bolsista Renan apresentou os referenciais legais
do subprojeto do PIBID Espanhol/UEPG, como a Lei 10.639/03 e as DCE-PR, e os
referenciais teóricos que grupo vem trabalhando, que são os gêneros textuais
(Bakhtin, 2003; Marcuschi, 2008), o conceito de africanidades (Silva, 2003), e
a abordagem multicultural (Gonçalves e Silva, 2005). Fez menção também, dos
diversos eventos que os bolsistas participaram no decorrer deste primeiro ano, estão
entre eles o PIBID-UEM, PIBID-UEPG, Conex, Copene, Endipe, Enplee, Jell, Sellf,
entre outros. Dentre as atividades realizadas pelo PIBID Espanhol/UEPG, destacam-se
as oficinas sobre ritmos de origem africana, os jogos didáticos e atividades
lúdicas para a escola, visita do ARRIBA PIBID! aos alunos da 3ª serie de ensino
médio no colégio Frei Doroteu de Padua para tratar temas referentes ao PSS,
visita dos alunos da 2ª e 3ª serie do colégio Dorah Gomes ao Campus Central da
Universidade Estadual de Ponta Grossa para apresentação de temas sobre o
respeito à diversidade, entre outras atividades, sendo a elaboração do Livro
Didático pelo ARRIBA PIBID!, a produção mais destacada.
Daiane/ Victor |
Renan |
Os bolsistas Daiane e Victor complementaram
seguidamente durante a sua apresentação, a abordagem sobre o ensino das
africanidades no ensino da língua espanhola e o tratamento das questões étnico-raciais
por uma educação, em prol do respeito e contra a discriminação, amparados
legalmente no Parecer CNE/CP 3/2004. A coordenadora Ione Jovino, durante sua
apresentação, resaltou a importância da elaboração do Livro Didático pelo PIBID
Espanhol/UEPG, pois utiliza-se as africanidades no Livro de uma forma criativa,
visando ampliar o conceito das africanidades para os países hispano-falantes no
ensino da língua estrangeira, e ao mesmo tempo, visa educar para as relações
étnico-raciais e a desconstrução de estereótipos. Sinalou a importância de
educar em prol das boas relações afetivas entre o aluno, o docente e a
sociedade; sendo que o docente deve estar preparado para saber como interferir
quando se apresente um caso de discriminação na sala de aula por exemplo, pois
exigirá do docente uma ação racional e positiva, a fim de não piorar a
situação.
Debora |
Gabriela/Jéssica |
Finalmente, a bolsista Debora Stelle e as
acadêmicas Gabriela Guarneri e Jéssica Amáncio, apresentaram os temas que elas
vêm desenvolvendo nos seus trabalhos de conclusão de curso ou em outras
pesquisas na UEPG. Debora tratou o tema sobre os aspectos culturais nos livros
didáticos para o ensino da língua espanhola da 6ª ao 9º ano, utilizando como
referenciais teóricos de cultura (Sanchez; 2009) e a pedagogia
histórico-crítica (Saviani; 2008). Entre os resultados prévios, sinalou as
origens musicais e os aspectos culturais que elas envolvem, a natureza das
piadas e o tipo de humor na língua estrangeira, entre outros. Já na
apresentação das acadêmicas Gabriela e Jéssica, abordaram os temas sobre seu
desenvolvimento como professores do CLEC/UEPG, e suas experiências em
decorrência das aulas ministradas. Destacaram que a busca pela relação da
teoria com a prática é importante, e que é necessário ter uma boa formação
durante os anos da graduação, que permita ter mais segurança na atuação como
docentes de uma língua estrangeira, e aprender a trabalhar com outros recursos
que permitam ir mais além de trabalhar com unidades de um livro específico,
tendo uma formação mais reflexiva e critica para chegar a melhores condições
nos estágios probatórios e, sobretudo, uma vez terminada a Licenciatura para
atuar nas escolas com sucesso.
Concluídas as apresentações, na roda de perguntas,
a coordenadora Ione Jovino chamou a atenção no tratamento da questão
multicultural, mesmo que é um tema muito complexo para ser abordado. Assim, aconselhou
para as acadêmicas do CLEC, que revisaram esse ponto em questão. Terminada esta
etapa, a coordenadora do Simposium, Daniele Esteche, encerrou a sessão,
agradecendo pela participação dos apresentadores no SELLF 2012.
Por Víctor
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