segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sucesso no Vestibular das estudantes do Colegio Frei Doroteu



 MARINA AP HAZELSKI E ANDREIA BRIK, ESTUDANTES DO COLEGIO FREI DOROTEU DE PÁDUA, CONSEGUIRAM INGRESSAR NA UEPG NO VESTIBULAR DE INVERNO 2012



Dentre as atividades realizadas pelo PIBID no Colégio Frei Doroteu de Pádua, na cidade de Ponta Grossa – Paraná, conversarmos com duas alunas que estudam nesta instituição para que nos contassem suas experiências sobre o vestibular, assim como a utilidade da palestra ministrada pela coordenação do PIBID Letras Espanhol sobre esta decisiva prova. Desde já, imensamente os depoimentos das alunas para o Grupo do PIBID – Letras Espanhol.

Quais as sensações de fazer o vestibular?

Marina, aluna da 3° ano, relatou que no dia estava calma porque já tinha experiência em realizar este tipo de provas: “como já tinha feito a prova do ENEM anteriormente, então fiz a prova do vestibular com mais calma”.
Andreia, aluna da 3° ano, apontou que certamente tinha medo, não tanto por realizar a prova, mas sim de talvez não conseguir a aprovação. Logo, passada a prova e a preocupação de ter ido bem, o único que tinha era “curiosidade por saber o resultado”.

Qual o tempo “extra” dedicado aos estudos?

Tanto Marina como Andréia manifestaram que tiveram que achar nos seus horários algum tempinho a mais para sua preparação. Marina comenta que dedicou mais tempo na véspera da prova, enquanto Andreia definiu 5 horas de estudo diárias, as quais as distribuiu aleatoriamente durante várias semanas. 

O que representa a escola pública neste processo?

Marina enfatizou que a escola pública representa uma “superação”, por que na escola privada, existe determinada atenção personalizada aos alunos em todos os níveis de ensino para este tipo de provas. “Apenas os professores de língua portuguesa e língua espanhola deram um apoio mais intensificado” indicou. Já Andreia destacou diversos fatores a favor de se estudar numa escola pública, pois a chance do ingresso à universidade aumenta devido às cotas da escola públicas. Mas, adicionalmente remarcou que “a dedicação pessoal no tempo que tive na escola pública, fez a diferença na minha preparação”. 

A palestra oferecida no início do ano pela coordenação do PIBID sobre o vestibular, contribuiu em algo neste processo?

As estudantes afirmaram que contribuiu em esclarecer as dúvidas que tinham sobre o processo. No caso da aluna Andreia, percebeu que “havia muitas informações que até o momento eram desconhecidas por ela e pelos seus colegas da turma”. Marina comenta que a palestra ajudou a entender como funciona a universidade, a prova do vestibular, as bolsas de estudos e, sobretudo, “a ter uma melhor visão para a escolha do curso universitário”.   

Qual seria sua justificativa de escolha do curso de graduação?
 
Andreia, motivada já pela sua afinidade pelas matemáticas, escolheu o curso de Licenciatura em Matemáticas, porque gosta do desenvolvimento de exercícios de raciocínio e adicionalmente, tem qualidades para o ensino. Marina comenta que escolheu o curso de Licenciatura em Pedagogia por afinidade com algumas matérias da escola e por ser um curso que está ao seu alcance e porque consegue desempenhar-se melhor na escola. “Quem está na escola pública tem que aproveitar todas as oportunidades como o ENEM, PSS e o Vestibular [...] sem tentativa, não há sucesso”.


A equipe do PIBID Espanhol parabeniza as duas alunas e deseja a elas uma graduação de sucesso!

Por Débora & Víctor

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