MARINA AP HAZELSKI E
ANDREIA BRIK, ESTUDANTES DO COLEGIO FREI DOROTEU DE PÁDUA, CONSEGUIRAM INGRESSAR
NA UEPG NO VESTIBULAR DE INVERNO 2012
Dentre
as atividades realizadas pelo PIBID no Colégio Frei Doroteu de Pádua, na cidade
de Ponta Grossa – Paraná, conversarmos com duas alunas que estudam nesta
instituição para que nos contassem suas experiências sobre o vestibular, assim
como a utilidade da palestra ministrada pela coordenação do PIBID Letras
Espanhol sobre esta decisiva prova. Desde já, imensamente os depoimentos das
alunas para o Grupo do PIBID – Letras Espanhol.
Quais as sensações de fazer o
vestibular?
Marina,
aluna da 3° ano, relatou que no dia estava calma porque já tinha experiência em
realizar este tipo de provas: “como já tinha feito a prova do ENEM
anteriormente, então fiz a prova do vestibular com mais calma”.
Andreia,
aluna da 3° ano, apontou que certamente tinha medo, não tanto por realizar a
prova, mas sim de talvez não conseguir a aprovação. Logo, passada a prova e a
preocupação de ter ido bem, o único que tinha era “curiosidade por saber o
resultado”.
Qual o tempo “extra” dedicado aos
estudos?
Tanto
Marina como Andréia manifestaram que tiveram que achar nos seus horários algum
tempinho a mais para sua preparação. Marina comenta que dedicou mais tempo na
véspera da prova, enquanto Andreia definiu 5 horas de estudo diárias, as quais
as distribuiu aleatoriamente durante várias semanas.
O que representa a escola pública neste
processo?
Marina
enfatizou que a escola pública representa uma “superação”, por que na escola
privada, existe determinada atenção personalizada aos alunos em todos os níveis
de ensino para este tipo de provas. “Apenas os professores de língua portuguesa
e língua espanhola deram um apoio mais intensificado” indicou. Já Andreia
destacou diversos fatores a favor de se estudar numa escola pública, pois a
chance do ingresso à universidade aumenta devido às cotas da escola públicas.
Mas, adicionalmente remarcou que “a dedicação pessoal no tempo que tive na
escola pública, fez a diferença na minha preparação”.
A palestra oferecida no início do ano
pela coordenação do PIBID sobre o vestibular, contribuiu em algo neste
processo?
As
estudantes afirmaram que contribuiu em esclarecer as dúvidas que tinham sobre o
processo. No caso da aluna Andreia, percebeu que “havia muitas informações que
até o momento eram desconhecidas por ela e pelos seus colegas da turma”. Marina
comenta que a palestra ajudou a entender como funciona a universidade, a prova do
vestibular, as bolsas de estudos e, sobretudo, “a ter uma melhor visão para a
escolha do curso universitário”.
Qual seria sua justificativa de escolha
do curso de graduação?
Andreia, motivada já
pela sua afinidade pelas matemáticas, escolheu o curso de Licenciatura em
Matemáticas, porque gosta do desenvolvimento de exercícios de raciocínio e
adicionalmente, tem qualidades para o ensino. Marina comenta que escolheu o
curso de Licenciatura em Pedagogia por afinidade com algumas matérias da escola
e por ser um curso que está ao seu alcance e porque consegue desempenhar-se
melhor na escola. “Quem está na escola pública tem que aproveitar todas as
oportunidades como o ENEM, PSS e o Vestibular [...] sem tentativa, não há
sucesso”.
A
equipe do PIBID Espanhol parabeniza as duas alunas e deseja a elas uma
graduação de sucesso!
Por Débora & Víctor
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