quinta-feira, 25 de outubro de 2012


O livro didático em ação – Arriba Pibid

     Os alunos do Colégio Frei Doroteu durante as aulas de espanhol iniciaram o 4º bimestre trabalhando com livro didático: Yo hablo, escribo y leo en la lengua española. I asé chitiá, kribí i kankaniá andi lengua española, elaborado pelo nosso grupo Arriba Pibid.
     A professora entregou o material aos alunos para que eles pudessem folhear e observar. Em seguida, explicou-lhes sobre como foi o processo de criação do livro e qual o seu diferencial, sendo este o seu formato e o trabalho desenvolvido na perspectiva dos gêneros textuais, levando em consideração as contribuições da cultura africana para a língua espanhola. Durante a explicação, toda a turma se encontrava muito atenta às palavras da professora.
     Um fato que chamou a atenção dos alunos foi a questão de o título do livro estar escrito em espanhol e depois em língua palenque, acreditando eles ser uma língua de origem árabe ou indiana; eles não chegaram a cogitar a ideia de que fosse de origem africana, ficando bastante  surpresos com isso. Vale ressaltar que os símbolos gráficos – Adinkras de origem africana, presentes em todas as unidades também os deixaram curiosos. Ainda durante a apresentação do material pela professora, foi mostrada aos discentes a variedade de temáticas trabalhadas nas unidades.
     Desta forma, acredito que nosso livro foi bem aceito pelos alunos, pois conforme o relato de alguns deles, o material apresenta diversos temas que estão próximos da realidade deles. Assuntos como: Cultura, história, dança, HQ, profissões, pontos turísticos, entre outros.

















Por Vanusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário