segunda-feira, 29 de outubro de 2012


MINICURSOS PARA PROFESSORES DE ESPANHOL:
UMA PARCERIA UEPG E NRE-PONTA GROSSA

No dia 19/10, ocorreu na UEPG a segunda etapa dos mini cursos para professores de língua espanhola promovida pelo NRE em parceria com LET e NUREGS.

A profa Ione da Silva Jovino, com o minicurso “Ensino de espanhol e as africanidades”, tratou de como aproximar o ensino da língua espanhola em relação com as africanidades, considerando principalmente a Lei 10.639/03. O minicurso começou com a escuta do êxito musical “Afrobrasileiro” de Thaide. Logo após a escuta, passamos aos comentários sobre a música, fazendo destaque sobre a mensagem que o cantor fez a respeito de sua origem afrodescendente no Brasil. A continuação, elencaram-se quinze slides, os quais tinham imagens de personalidades afrobrasileiras destacadas no Brasil, solicitando aos participantes identificá-los e escrever os nomes daquelas personalidades. Uma vez terminada a atividade, ficou em evidencia o desconhecimento que, com pena, se tinha sobre aquelas personagens e sua contribuição para o Brasil. A professora Ione logo passou a identificar cada uma das personagens e suas contribuições para o Brasil, para após questionar justificadamente o desconhecimento que se tem sobre os aportes dos afrobrasileiros para o Brasil, enfatizando que isto não é um fato que somente acontece no Paraná, senão que acontece infelizmente quase a nível nacional. Posteriormente, iniciou-se o diálogo sobre a importância da Lei 10639/03 e 11645/2008 e o Parecer CNE/CP 3/2004, como normas que promovem a valorização e o reconhecimento dos aportes da cultura africana no Brasil e a importância do seu ensino nas escolas para a formação do futuro cidadão brasileiro. Foi comentado também que, para o trabalho do PIBID com as africanidades, teve-se Petronilha Gonçalves e Silva como nosso principal referencial teórico, mas a professora Ione citou também outros autores que podem possibilitar o trabalho com africanidades. Concluindo o minicurso, fez-se uma reflexão sobre a importância de inserir o ensino e o estudo das africanidades nas escolas da rede de ensino público, chamando a atenção também sobre o combate ao preconceito que, até de forma encoberta, busca manter em certo desconhecimento os aportes reias que os afrobrasileiros fizeram para sua nação. Para isto, a profa Ione ressaltou que, para o tratamento deste temas, se requer do professor um preparo suficientemente consciente para saber lidar com situações no cotidiano, a fim de lutar contra a discriminação e desmontar estereótipos, na busca pelo convívio pacífico em sociedade através da valorização da diversidade cultural e do respeito mútuo entre grupos sociais. 


Minicurso “Ensino de espanhol e as africanidades”


Outro mini curso, “La enseñanza de español en la perspectiva de La Pedagogía Crítica descrita em DCE-PR”, ministrado pela profa Ligia Paula Couto, propôs as seguintes questões: O que é a Pedagogia Crítica? Como essa pedagogia pode contribuir para a escola, de maneira geral? Qual é a importância desta pedagogia no ensino de espanhol, e se é possível vivenciar essa pedagogia? Em duplas, as participantes responderam às indagações anteriores e foi possível perceber que, de maneira geral, não havia exatidão no conceito de tal pedagogia. Então, a Profa. Ligia fez uma breve apresentação sobre a origem dessa pedagogia, suas diferentes nomenclaturas e os autores que a abordam. Ainda, discutiu-se que tipo de conteúdos devem ser abordados na aula de língua espanhola na perspectiva da Pedagogia Critica. Foram citados os aspectos culturais, históricos e políticos, gramática em seu uso, diversidade linguístico cultural, entre outros. Ao final do mini curso aconteceu uma situação interessante, na qual as professoras participantes questionaram sobre a questão da obrigatoriedade da oferta do ensino do espanhol nas escolas. Para esclarecer bem as devidas dúvidas, esteve presente a Professora Pâmela, responsável pela área de línguas estrangeiras no NRE de Ponta Grossa. A discussão final serviu para instigar nos a buscar melhorias no ensino de espanhol na rede pública de ensino, bem como reclamar o cumprimento dessa obrigatoriedade que está instituída em lei.
No minicurso ministrado pelo Profº. Roger Mansur com a temática dos “Gêneros Textuais”, foi possível reconhecer o porquê dos trabalhos na perspectiva embasada pelos gêneros. Vale ressaltar que o professor contextualizou a temática nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008), pois é o documento que se tem como base para o trabalho de Línguas Estrangeiras, no Paraná.



Minicurso sobre gêneros textuais

No minicurso sobre oralidade, a profa responsável por coordenar a discussão, Daniela T. E. Maciel, trouxe uma reflexão sobre o que seria realmente a oralidade e como trabalhar essa habilidade na aula de espanhol. Ao final, a docente apontou muitos métodos diferenciados de fazer um trabalho dinâmico e descontraído com os alunos para o trabalho com a oralidade, também aplicou um questionário com perguntas interativas sobre oralidade para que cada um que ali estava presente pudesse responder. Essas questões do questionário foram discutidas ao longo da oficina.



Minicurso sobre oralidade

Por Roselma, Victor, Renan e Ingridy

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