terça-feira, 27 de novembro de 2012

PIBID e Mais Educação

Além de todas as atividades desenvolvidas pelo PIBID no Colégio Frei Doroteu, desde o mês de março, o grupo atuou com atividades extensionistas no Programa Mais Educação.
O Mais Educação é um programa do governo federal que atende aos alunos do Ensino Fundamental, no contraturno com projetos diferenciados ao horário regular. Um dos objetivos do programa é a educação em tempo integral, pois os alunos ficam em torno de sete horas no ambiente escolar, desenvolvendo atividades que variam entre: letramento, atividades literárias, esportivas, horta, entre outras, dependendo do projeto encaminhado pela escola e a infraestrutura adequada para um desenvolvimento satisfatório.
           O PIBID atuou no Mais Educação a partir da solicitação da pedagoga responsável pelo programa na escola, com a inserção da língua espanhola para os alunos participantes do projeto, visto que no horário regular eles têm o inglês na matriz curricular.   

Bolsista Renan com alunos do Mais Educação

Bolsista Renan com alunos do Mais Educação
           Todos os bolsistas que ministraram aulas no programa preparavam os planos de aula e os encaminhavam à coordenação do PIBID espanhol para avaliação e, nas reuniões do grupo, havia discussões sobre as temáticas a serem desenvolvidas durante as aulas. 
Ao longo do ano, muitas foram as dificuldades encontradas, não somente pelo grupo PIBID, mas por toda a escola em obter um resultado positivo com a inserção do Mais Educação no contexto escolar do Frei Doroteu. Aos poucos, os alunos foram se desmotivando a estar no colégio em tempo integral; o espaço físico não é suficiente para todas as atividades que abarcam o colégio; as aulas bem planejadas não tinham um resultado satisfatório porque não havia participação dos alunos ou, ao menos, a presença deles.
Assim, encerrando a participação do PIBID nas atividades do Mais Educação no Colégio Frei Doroteu, os bolsistas relataram que foi uma experiência positiva, pois tiveram mais uma possibilidade de conhecer a realidade escolar. Mas também afirmaram que é uma perda significativa para todos que o programa não possa ter continuidade com atividades que façam a diferença para os alunos, que fujam de atividades tradicionais e rotineiras. Além de tudo isso, ainda há a necessidade de conscientização da importância da língua estrangeira na formação escolar.
Vale ressaltar todo o esforço desempenhado pelo diretor do colégio professor Luis Fernando e pela pedagoga responsável pelo programa Tatiane P. dos Santos para que houvesse a eficiência de todas as atividades e a não evasão dos alunos e, ainda, a tentativa de troca dos projetos para o ano de 2013, de acordo com a realidade atual da escola.
Por Daniela



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