Além de todas as atividades desenvolvidas pelo PIBID no
Colégio Frei Doroteu, desde o mês de março, o grupo atuou com atividades
extensionistas no Programa Mais Educação.
O Mais Educação
é um programa do governo federal que atende aos alunos do Ensino Fundamental,
no contraturno com projetos diferenciados ao horário regular. Um dos objetivos
do programa é a educação em tempo integral, pois os alunos ficam em torno de
sete horas no ambiente escolar, desenvolvendo atividades que variam entre:
letramento, atividades literárias, esportivas, horta, entre outras, dependendo
do projeto encaminhado pela escola e a infraestrutura adequada para um
desenvolvimento satisfatório.
O
PIBID atuou no Mais Educação a partir
da solicitação da pedagoga responsável pelo programa na escola, com a inserção
da língua espanhola para os alunos participantes do projeto, visto que no
horário regular eles têm o inglês na matriz curricular.
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Todos os bolsistas que ministraram aulas no programa
preparavam os planos de aula e os encaminhavam à coordenação do PIBID espanhol
para avaliação e, nas reuniões do grupo, havia discussões sobre as temáticas a
serem desenvolvidas durante as aulas.
Ao longo do ano, muitas foram as dificuldades
encontradas, não somente pelo grupo PIBID, mas por toda a escola em obter um
resultado positivo com a inserção do Mais
Educação no contexto escolar do Frei Doroteu. Aos poucos, os alunos foram
se desmotivando a estar no colégio em tempo integral; o espaço físico não é
suficiente para todas as atividades que abarcam o colégio; as aulas bem
planejadas não tinham um resultado satisfatório porque não havia participação
dos alunos ou, ao menos, a presença deles.
Assim, encerrando a participação do PIBID nas atividades
do Mais Educação no Colégio Frei
Doroteu, os bolsistas relataram que foi uma experiência positiva, pois tiveram
mais uma possibilidade de conhecer a realidade escolar. Mas também afirmaram
que é uma perda significativa para todos que o programa não possa ter
continuidade com atividades que façam a diferença para os alunos, que fujam de
atividades tradicionais e rotineiras. Além de tudo isso, ainda há a necessidade
de conscientização da importância da língua estrangeira na formação escolar.
Vale ressaltar todo o esforço desempenhado pelo diretor
do colégio professor Luis Fernando e pela pedagoga responsável pelo programa
Tatiane P. dos Santos para que houvesse a eficiência de todas as atividades e a
não evasão dos alunos e, ainda, a tentativa de troca dos projetos para o ano de
2013, de acordo com a realidade atual da escola.
Por Daniela
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