segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PIBID E PSS – FREI DOROTEU


Desde o início do ano que o grupo PIBID espanhol vem desenvolvendo um trabalho no Colégio Frei Doroteu como forma de incentivo aos alunos para o ingresso na universidade.
No 1º semestre, a coordenadora Ligia Paula Couto, realizou uma palestra com os 3ºs anos do Ensino Médio com o intuito de esclarecer algumas dúvidas referentes aos cursos ofertados pela UEPG bem como as oportunidades a partir do ingresso na universidade, com bolsas em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Iniciando o 2º semestre, em específico, com a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UEPG, sentiu-se a necessidade de mostrar aos alunos de 1º ano do Ensino Médio como acontece este processo de seleção, visto que são alunos advindos do Ensino Fundamental, muitas vezes, sem esclarecimentos sobre o PSS. Dessa forma, no mês de agosto, novamente a professora Ligia esteve na escola e durante uma manhã conversou com as quatro turmas de 1ºs anos do colégio, uma média de 100 alunos. Explicou como funciona o PSS, a forma diferenciada de seleção e a importância de um estudo gradativo nos três anos do Ensino Médio. Foi uma conversa muito proveitosa que rendeu 32 inscrições efetuadas para o PSS, contando também com o apoio da direção e secretaria do colégio que realizaram as inscrições para os alunos sem acesso à internet.
A partir desse resultado e como professora supervisora do PIBID, em conversas durante as aulas com os alunos do 1º ano, percebi a carência de informações com relação à compreensão da prova do processo seletivo. Destas conversas, rendeu mais uma ação do PIBID no colégio. Na semana passada, no período do contraturno, os 32 alunos que farão o PSS de 1º ano, tiveram uma tarde de aula com informações próprias da prova do PSS. Estas informações foram relativas aos conteúdos de produção de texto, língua portuguesa e língua espanhola, além de dicas relacionadas ao preenchimento do gabarito.






Fotos de Daniela T. Esteche Maciel

Para a atividade de produção de textos, os alunos previamente realizaram a proposta da prova de PSS do ano de 2011 e tiveram seus textos corrigidos pela coordenadora do PIBID, professora Ligia Paula Couto, a qual no dia 05/11 levou os textos, teceu comentários e contribuiu para a reestruturação e compreensão dos alunos com relação às exigências da UEPG. As provas de língua portuguesa e língua espanhola foram analisadas em conjunto com os alunos pela professora supervisora Daniela T. Esteche Maciel, revendo alguns conteúdos de 1º ano. Mas a ênfase foi dada aos conectores que podem deixar uma questão certa ou errada. Ao final da tarde, os alunos ficaram satisfeitos com a atividade desenvolvida, certos da necessidade de um estudo diário. E professoras, na certeza de que cada vez mais a universidade deve ir até a escola pública para que a partir de então os alunos possam ter acesso ao ensino superior.
Vale lembrar ainda que ações como estas só são possíveis com o apoio da direção do colégio e o grupo PIBID atuante desde o início do ano percebendo as necessidades da escola. E que, destas ações, tenhamos muitos resultados positivos com aprovações em PSS e vestibular.

Por Daniela





Nenhum comentário:

Postar um comentário