terça-feira, 9 de abril de 2013

Reunião do Núcleo de Educação: As Línguas Estrangeiras na grade curricular das escolas pontagrossenses


Na semana passada, houve um evento inédito em Ponta Grossa. O Núcleo de Educação convidou professores de Espanhol e Inglês para participar de uma reunião. O tema da reunião foi a discussão sobre a necessidade de haver votação para a escolha da língua estrangeira (LE) a ser inserida na grade curricular das escolas pontagrossenses.

Estavam presentes além dos professores de LE, representantes de todos os cargos do NRE-PG e da SEED. Para a compreensão de que é direito da comunidade escolar eleger a LE a permanecer no currículo, houve discussão sobre a LDB e a Lei 11.161/05, a qual estabelece a obrigatoriedade do espanhol no nível médio de ensino.

É claro que em hipótese alguma, há a intenção de se beneficiar uma LE ou outra, o que se discute é que se cumpra a lei quanto à eleição da Língua Estrangeira ofertada na grade curricular. Para isso, deixamos registrado o que de fato foi solicitado às escolas: todas as escolas públicas de Ponta Grossa terão que promover um processo de votação com a comunidade escolar para que se eleja a língua estrangeira a compor a grade curricular das aulas regulares. Após a votação, as escolas terão que enviar ata de resultado para o NRE-PG até 30 de maio. Para isso, os próprios os professores terão que informar (a todos) sobre o que é a comunidade escolar e como será a votação.

É necessário que Ponta Grossa saiba que tem o DIREITO DE ESCOLHER a LÍNGUA ESTRANGEIRA na grade curricular.

Para conseguir isso, o PIBID Espanhol está fazendo a sua parte. Estamos buscando divulgação desse direito nas mídias e nas próprias escolas, pois nos organizamos para conversar com o máximo de equipes pedagógicas possível, de modo que todos fiquem cientes sobre sua responsabilidade em promover um processo de votação justo e democrático.
Por Graziela

Nenhum comentário:

Postar um comentário