terça-feira, 18 de junho de 2013

A interdisciplinaridade na produção de autorretratos

Na segunda unidade do livro didático “Yo hablo, escribó y leo en lengua española” produzido pelo grupo Arriba Pibid, os alunos dos primeiros anos do colégio Frei Doroteu de Pádua – Ponta Grossa/PR – conheceram nas aulas de língua espanhola a representação artística de Frida Kahlo, uma das principais pintoras do século XX.
Na sequência das aulas, foram trabalhados inúmeros dados sobre a vida  de Frida e as características de sua obra: pintora de autorretratos, que se pintava assim como se via e se sentia.
Após o estudo das características dos autorretratos de Frida Kahlo, partindo do conhecimento já adquirido, os alunos foram incentivados a produzir seus próprios autorretratos.  Paralelamente à produção nas aulas de língua espanhola, a professora de artes estava trabalhando a temática do muralismo mexicano, movimento artístico do século XX, relacionado com a revolução mexicana de 1910 e com os ideais comunistas subjacentes, sendo considerado o Renascimento da arte mexicana, tendo entre um dos seus principais representantes Rivera, marido de Frida. ( http://www.portalartes.com.br/curiosidades/323-muralismo-mexicano.html )
Partindo de trabalhos que poderiam ser realizados de maneira individual e paralela, as professoras das disciplinas de espanhol e artes optaram por realizar atividades interdisciplinares, ou seja, os autorretratos foram orientados, produzidos e revisados por ambas as professoras. Ademais, a professora de artes também se propôs a trabalhar juntamente com os alunos a elaboração do título de seus autorretratos, títulos estes que serão produzidos por meio da técnica “grafite”.

Assim que os alunos terminaram suas produções, os acadêmicos-bolsistas do Pibid, Lincoln, Paola e Vanessa, organizaram para todo o colégio uma exposição dos autorretratos.


Através de propostas como esta, observamos que existe sim a possibilidade de que trabalhos interdisciplinares sejam realizados dentro das instituições escolares e de que não há disciplinas isoladas, mas que todas se correlacionam e se complementam dentro do processo ensino-aprendizagem.

Por Paola Pereira




Nenhum comentário:

Postar um comentário