A interdisciplinaridade na
produção de autorretratos
Na segunda unidade do livro
didático “Yo hablo, escribó y leo en lengua española” produzido pelo grupo
Arriba Pibid, os alunos dos primeiros anos do colégio Frei Doroteu de Pádua –
Ponta Grossa/PR – conheceram nas aulas de língua espanhola a representação
artística de Frida Kahlo, uma das principais pintoras do século XX.
Na sequência das aulas, foram
trabalhados inúmeros dados sobre a vida
de Frida e as características de sua obra: pintora de autorretratos, que
se pintava assim como se via e se sentia.
Após o estudo das características
dos autorretratos de Frida Kahlo, partindo do conhecimento já adquirido, os
alunos foram incentivados a produzir seus próprios autorretratos. Paralelamente à produção nas aulas de língua
espanhola, a professora de artes estava trabalhando a temática do muralismo
mexicano, movimento artístico do século XX, relacionado com a revolução
mexicana de 1910 e com os ideais comunistas subjacentes, sendo considerado o
Renascimento da arte mexicana, tendo entre um dos seus principais
representantes Rivera, marido de Frida. ( http://www.portalartes.com.br/curiosidades/323-muralismo-mexicano.html
)
Partindo de trabalhos que
poderiam ser realizados de maneira individual e paralela, as professoras das
disciplinas de espanhol e artes optaram por realizar atividades
interdisciplinares, ou seja, os autorretratos foram orientados, produzidos e
revisados por ambas as professoras. Ademais, a professora de artes também se
propôs a trabalhar juntamente com os alunos a elaboração do título de seus
autorretratos, títulos estes que serão produzidos por meio da técnica “grafite”.
Assim que os alunos terminaram
suas produções, os acadêmicos-bolsistas do Pibid, Lincoln, Paola e Vanessa, organizaram
para todo o colégio uma exposição dos autorretratos.
Através de propostas como esta,
observamos que existe sim a possibilidade de que trabalhos interdisciplinares sejam
realizados dentro das instituições escolares e de que não há disciplinas
isoladas, mas que todas se correlacionam e se complementam dentro do processo
ensino-aprendizagem.
Por
Paola Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário