quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O ECA NO PIBID ESPANHOL UEPG


No dia 8 de agosto de 2013, a coordenação do PIBID Letras Português/Espanhol com o objetivo de ampliar nosso conhecimento sobre as leis que protegem e zelam pelos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, organizou uma reunião com os pibidianos para assistir à palestra sobre o “O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) no contexto escolar” ministrada pela professora Ms. Daniele Ditzel Mattioli, professora da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná e professora da Faculdade Sagrada Familia (FASF).


Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos referentes à norma em questão, focando especificamente aqueles artigos relacionados não somente aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, mas aqueles que, pela nossa formação profissional docente, são fundamentais e importantes para nosso conhecimento. A palestra esclareceu muitos aspectos desconhecidos sobre a legislação e acrescentou muito mais sobre o conhecimento do ECA. A palestrante teve também uma iniciativa de abertura e soube detalhar com didatismo muitos aspectos de relevância que nos servirão tanto no presente, como pibidianos atuantes em sala de aula, assim como no futuro quando já formandos da universidade, exerçamos a profissão docente nas escolas.

Uma das partes mais interessantes da palestra foi a relacionada com o papel do Conselho Tutelar na efetividade dos direitos da criança e do adolescente, sendo que os pibidianos participaram com perguntas a respeito. A professora Daniele Ditzel sanou muitas de nossas dúvidas sobre este órgão do Estado, elucidando suas competências e atribuições, assim como as dificuldades encontradas para que os direitos constitucionais fundamentais da criança e adolescente sejam devidamente garantidos e efetivados.

Foram tratados também considerações importantes sobre a relação do professor com seu aluno na sala de aula no momento de lidar com situações complicadas que se apresentam no quotidiano escolar, sendo este tema de grande importância em vista dos acontecimentos que ocorrem nas escolas atualmente, referidos a problemas como violência familiar, drogas, delinquência, etc.; que certamente muitos docentes desconhecem como proceder em determinadas situações deste tipo. Em conclusão, foram três horas muito bem aproveitadas pelo grupo do PIBID, que serviram para reafirmar nosso comprometimento em promover a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 


Por Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário