quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Visita ao Mosteiro da Ressurreição

Como uma atividade interdisciplinar de espanhol, filosofia e história, no dia 17 de outubro os alunos do 3º ano do Colégio Frei Doroteu fizeram uma visita ao Mosteiro da Ressurreição intitulada “Saída de Campo interdisciplinar”.

Fotos de Solange de Fátima Meira

Para a realização desta atividade, anteriormente à visita, os professores Daniela de espanhol, Mauricio de filosofia e Solange de história trabalharam em sala de aula sobre o Mosteiro da Ressurreição, contextualizando com o conteúdo das respectivas disciplinas e elaboraram um questionário para que os alunos respondessem posteriormente.
A atividade teve início às 8 horas e 30 minutos com a oração da manhã, realizada na capela do Mosteiro. Os monges se reúnem sete vezes ao dia para fazer o ofício divino, denominado “Tercia”.
Fotos de Solange de Fátima Meira

Após este momento inicial, o monge Eduardo iniciou uma explanação sobre a vida no Mosteiro, o contexto específico em que vivem: silêncio, solidão, afastamento, meditação da Palavra de Deus e o trabalho. Seguem a regra de São Bento de oração e trabalho, em uma vida em comunidade: colocar tudo que se ouve de Deus em prática através do irmão.
            Em seguida, todos os alunos foram conduzidos para uma visita na parte interna do Mosteiro com explicações em cada parada.
Fotos de Solange de Fátima Meira

Chegando em uma sala especial, com formato de um útero, onde os monges passam estudando, meditando, sendo então gerado um novo ser, uma nova criatura, monge Eduardo continuou explicando sobre as particularidades da vida monástica. Neste espaço, os alunos se sentiram mais à vontade para fazer perguntas, sanar suas dúvidas e algumas curiosidades.
Fotos de Solange de Fátima Meira

Encerrando a visita na parte interna do Mosteiro, os alunos passaram pela biblioteca, refeitório e uma sala na qual se pode visualizar a arquitetura do local através dos vitrais, representando todo o trabalho realizado pelos monges.
Fotos de Solange de Fátima Meira

     Depois de todas as explicações do monge Eduardo, os alunos ficaram livres para conhecer e aproveitar o espaço externo do Mosteiro.
     Primeiramente, realizamos um lanche com todas as delícias trazidas pelos alunos. Foi um ótimo momento de interação entre alunos e professores. Depois, cada um ficou livre, podendo conhecer a loja com artigos religiosos e produções dos próprios monges, o cemitério, e aproveitar a área verde do local. Os alunos se animaram e entraram na brincadeira.
Fotos de Solange de Fátima Meira

Vale lembrar que o Mosteiro é um lugar aberto ao público, pois uma das tarefas dos monges é o trabalho de pastoral, de acolhida. Assim, quem desejar conhecer mais sobre a vida monástica ou mesmo passar um dia diferente, pode fazer uma visita a este lugar.
Foi uma saída de campo muito produtiva, pois os alunos estudaram, adquiriram novos conhecimentos, conversaram e brincaram e nós professores tivemos a certeza de que também se aprende fora do espaço da sala de aula.
Agradecemos a participação dos professores Mauricio Bachinsk, Solange de Fátima Meira, da intérprete Terezinha de Fátima de Souza e a coordenadora do PIBID Ione da Silva Jovino.

Fotos de Solange de Fátima Meira
                                                                                                                                                   Por Daniela        

Nenhum comentário:

Postar um comentário