segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Día de Muertos no 3ºA


    É tão bom quando os alunos têm curiosidades e acabam propondo atividades! Um exemplo foi o 3ºA quando alguns alunos dessa sala questionaram sobre o que era o “Día de Muertos” no México. Aproveitando que pude viver essa experiência, tentamos repetir essa tradição na nossa própria sala.
     Então por solicitação da Prof Daniela foi feito primeiro uma aula sobre o que é realmente esse tema, o que acontece nessa data no México e o que poderíamos fazer ali na sala.
     A aula começou com uma atividade de verdadeiro ou falso sobre o que eles já sabiam sobre essa data. E, depois, estudamos e reproduzimos as tradições mexicanas mais famosas:
1-    Altares: eles possuem 7 andares e cada um deles tem seus objetos que devem ser colocados. Todos os objetos devem ter relação com o morto (até comidas);
2-    La Catrina e El Catrín: Casal que foi inventado para deixar a morte muito mais aceitável e sensual;
3-    Papelitos de Dios: papéis picados que servem para enfeitar o altar;
4-    Ah! Vale lembrar que todas as comidas do altar perdem o gosto depois da “visita” das almas, por isso elas são jogadas fora.

A turma, o altar e o PIBID
       Esse tipo de atividade vale para que conheçamos a cultura dos outros povos e aceitemos os seus costumes. Além disso, estamos condicionados a ver a cultura do outro com os nossos olhos, o que às vezes atrapalha e pode ser causa de preconceitos. Por isso, devemos tentar esquecer todos os nossos preceitos que temos sobre a nossa cultura, quando começamos a conhecer a cultura do outro, que condiz à realidade que eles vivem e não a nossa.
     Para a aula seguinte, foram separadas as coisas que iriam compor o altar e também a comida que poderíamos comer. Então, nessa segunda aula, foi montado um altar para os Mamonas Assassinas (escolhido por uma votação orientada) com todos os objetos que têm nos altares mexicanos e também as comidas. No entanto, sugerimos que eles trouxessem para comer (ou seja, não para o altar) as comidas que eles queriam em seus altares quando eles estivessem mortos.
 
PIBID com a Catrína e o Catrín
Foi uma atividade que foi completamente aceita pelos alunos e todos colaboraram para trazer as coisas para compor tanto o altar quanto as comidas e bebidas. Parabéns 3ºA!

Por Graziela

Nenhum comentário:

Postar um comentário