segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Feira das Nações e Semana da Consciência Negra no Colégio Frei Doroteu de Pádua

            No dia 26 de novembro, o Colégio Frei Doroteu de Pádua em parceira com a UEPG, por meio do NUREGS, PIBID Espanhol e Mestrado em Linguagem, Iden
tidade e Subjetividade realizou a Feira das Nações em comemoração à Semana da Consciência Negra. A Feira foi uma das ações que aconteceu no colégio relacionada à Semana da Consciência Negra e tinha como objetivo que cada sala do 9º ano e Ensino Médio pesquisasse sobre um país e, nessa pesquisa, destacasse os aspectos culturais e, entre tais aspectos, as culturas de origem africanas. Para desenvolver esse trabalho, todos/as os/as professores do colégio se envolveram na orientação de alunos e alunas, sendo que os bolsistas do PIBID Espanhol foram auxiliares nesse processo de orientação.
É importante destacar que a Lei nº 10.639, promulgada em janeiro de 2003, prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana em todos os níveis de ensino, ou seja, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Portanto, as atividades apresentadas na Feira das Nações estavam de acordo com essa Lei, a qual existe já há uma década. Tal Lei é essencial para o currículo de nossas escolas, uma vez que o Brasil é a 2ª nação em população negra no MUNDO, tendo 97 milhões de brasileiros que se autodeclararam negros ou pardos segundo dados do CENSO 2010. Portanto, as culturas de origem africanas ajudaram a construir o que hoje chamamos de culturas brasileiras e, por isso, devemos valorizá-las. O Colégio Frei Doroteu de Pádua, com a iniciativa de promover uma Feira das Nações em que as culturas de origem africanas foram pesquisadas e valorizadas, está cumprindo a Lei 10.639/03 e, ao mesmo tempo, reconhecendo a importância dos povos africanos na constituição de nossa identidade como brasileiros.

Os países escolhidos pelas turmas do colégio foram Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Equador, México, Moçambique, Peru e Venezuela. Abaixo, seguem algumas fotos das atividades elaboradas por alunos/as e professores/as:










































Além de parabenizar a todos/as os/as alunos do Colégio Frei Doroteu de Pádua, que se esmeraram na organização da Feira, as professoras da UEPG envolvidas com essa atividade, Ione da Silva Jovino e Ligia Paula Couto, gostariam de registrar o agradecimento a toda a equipe pedagógica da escola (professores/as, pedagogas e direção), a qual se esforçou para desenvolver um trabalho de parceria, interdisciplinaridade e cumprimento da Lei 10.639/03. Que mais ações conjuntas entre as escolas públicas e os cursos de Licenciatura da UEPG possam ocorrer!
                                               
                                                  Ligia Paula Couto e Ione da Silva Jovino

Nenhum comentário:

Postar um comentário