quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Evento Pibid UEPG

No dia 30 de agosto, houve o primeiro evento do PIBID UEPG 2011. Os bolsistas PIBID, de todos os cursos de licenciatura que foram contemplados no programa, estavam presentes. O encontro se dividiu em dois momentos: pela manhã, uma atividade lúdica para promover a integração dos bolsistas e, à tarde, uma palestra com o professor Vlademir Marim da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenador do PIBID nessa instituição.  

Pela manhã, na primeira atividade lúdica, os bolsistas foram divididos em grupos e tiveram que cumprir o seguinte desafio: escolher um símbolo do grupo, mascote e grito de guerra. Na segunda atividade, foi necessário elaborar e ensaiar, em 35 minutos, um teatro que relatasse a realidade escolar. Os temas mais abordados foram: inclusão social, preconceito, gêneros textuais, tradicionalismo e alternativas para incluir e adaptar no ambiente escolar. Na terceira atividade, foi feito um "caça ao tesouro".

À tarde, na palestra do professor Vlademir Marim, abordou alguns temas centrais sobre a formação docente, entre eles, formar e treinar futuros profissionais, licenciar os futuros professores e como exercer papel de agente de mudanças no sistema educativo. Além disso o professor Marim tratou sobre o projeto do Pibid-UFU. Sua fala foi finalizada com a seguinte reflexão: “É preciso que se repense as ações docentes, os conteúdos e as estratégias metodológicas, buscando melhorar a formação inicial de professor”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário