quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Teoria dos Gêneros Textuais




PRODUÇAO TEXTUAL, ANALISE DE GENEROS E COMPREENSÃO

Luiz Antonio Marcuschi

 

A leitura de Produção textual, análise de gênero e compreensãofornece a professores e estudantes de língua portuguesa (ou de línguas, de um modo geral) uma fundamentação para organizar a prática de ensino em torno da produção de textos, da análise de gêneros e da leitura. Lançada em 2008 pela editora Parábola, a obra é de autoria de Luiz Antônio Marcuschi, renomado pesquisador na área de Linguística. Marcuschi é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e possui variados trabalhos publicados, como Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização(Cortez) e Análise da Conversação (Ática). Os seus principais temas de pesquisa envolvem áreas como a filosofia da linguagem, a epistemologia, a lingüística e sua relação com a cognição e a sociedade. Suas principais linhas de investigação tomam como objeto as relações entre oralidade e escrita, a conversação, o ensino de língua e a análise de gêneros textuais, entre outros.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. "Produção textual, análise de gêneros e compreensão". São Paulo: Cortez, 2008






Doutor em Filosofia da Linguagem (1976) e Pós-doutor em problemas de língua escrita e oral (1987), ambos na Alemanha. É Professor Titular em Lingüística do Departamento de Letras da UFPE, lecionando na Graduação e na Pós-Graduação. Na UFPE, criou o Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e Escrita (NELFE). É um dos fundadores da ANPOLL . Membro de várias associações científicas nacionais e internacionais no âmbito da linguagem. Possui uma vasta publicação entre artigos e livros, sendo muito deles pioneiros na área da Linguística.

http://didaticaportugues.blogspot.com/2010/03/marcuschi-luiz-antonio-producao-textual.htm
http://expeel.blogspot.com/2009/09/informe-linguistico-generos-textuais.html
http://www.latec.ufrj.br/hipertexto/index.php?option=com_content&view=article&id=67:luis-antonio-marcuschi&catid=38:resenhas&Itemid=100053

Nenhum comentário:

Postar um comentário