segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Gaudí – O arquiteto de Barcelona

Parque Güell


Anton Gaudí Cornet nasceu em 1852 e faleceu em 1926, na Espanha. De seus pais, herdou uma estimável tradição artesanal. É considerado um dos arquitetos mais populares da história. Na cerimônia de sua formatura, um dos professores de arquitetura confessou que não sabia se estava entregando o diploma para um gênio ou um louco.
As obras de Gaudí podem ser divididas em: Gaudí e a história, Gaudí e a natureza, Gaudí e a luz e Gaudí e a harmonia.
Casa Battló
A história foi fundamental para as criações de Gaudí; a Catalunha vivia um movimento chamado de “Renaixença”, que pretendia voltar ao passado glorioso do principado. A imitação da natureza é um motivo recorrente também. Estruturas, cores e ritmos... Alegorias de plantas, animais, o movimento, até mesmo o clima, estão presentes em todas as suas obras maduras. Em todo o conceito arquitectônico de Gaudí, o papel da luz é essencial. A arquitetura é, portanto, do Mediterrâneo, porque é harmonia de luz e esta não existe nas cidades do norte, que tem a luz triste, horizontal, ou nas quentes, onde é vertical.
A admiração que provoca a contemplação da obra de Gaudi é um fato comprovado. Mas além de um olhar superficial, o conhecimento do mérito de suas obras é um verdadeiro desafio intelectual. O Templo de la Sagrada Familia é considerado uma das principais obras de Gaudí, juntamente com La Pedrera, Casa Batlló, Parque Güell. Todas essas obras estão em Barcelona, Espanha.

Templo de la Sagrada Familia


Para conhecer mais obras de Gaudí, recomendamos alguns sites:



Por Fernanda  de Oliveira Franquitto
Fotos: Ligia Paula Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário