sexta-feira, 18 de novembro de 2011

¡Arriba – PIBID! no mês de outubro


O projeto ¡Arriba – PIBID!, no mês de outubro de 2011, teve atividades de muita significância para seus bolsistas. Para leitura como embasamento teórico, utilizamos o texto do professor pesquisador Luis Antonio Marcuschi Gêneros textuais no ensino de língua. Esse texto foi muito discutido com os alunos e as professoras coordenadoras e supervisoras. Além disso, fizemos a leitura e discussão do Projeto Político Pedagógico da Escola José Gomes do Amaral, com comentários da professora Karine de Lara que atua na escola. Por fim, iniciamos um debate acerca do texto da autora Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva, com o título de Africanidades brasileiras: esclarecendo significados e definindo procedimentos pedagógicos.
Falando em africanidades, várias questões surgem durante as reuniões, como valores civilizatórios africanos e afros brasileiros na metodologia, os quais se inserem no conceito de “comunidade”, e como esse conceito está presente nos contos, nas fábulas e nas histórias de vida de cada um. Foi abordado também sobre como a cultura afro se destaca em nosso dia a dia, e o que os africanos que foram escravizados no Brasil trouxeram consigo. A cultura africana aparece também na Escola José Gomes do Amaral, com atividades que a professora supervisora Karine nos cita que os alunos realizam como apresentações da cultura afro: danças, teatro e poesias.
O mês de outubro também contou com a organização das oficinas para a participação do grupo Arriba Pibid! No Colégio General Osório, fomos convidados para realizar oficinas: “Cassino Uruguaio” e “Ritmos Latinos”, que foram aplicadas nos dias 31/10 e 01/11.
Os bolsistas também participaram do fórum das licenciaturas, na palestra da professora e autora Selma G Pimenta que trouxe pontos importantes para nossa formação como:
  • Identidade docente, que resgata nossos valores, história de vida, angústias.
  • Identidade profissional que destaca o compromisso, a ética, os objetivos de como, e o que ensinar.
  • A licenciatura, enquanto ensino como pesquisa.
  • Competição x Coletivo.
O PIBID espanhol também participou do evento promovido pelo Nuregs e o mestrado de Letras da UEPG, que teve como tema Universidade do século XXI, Cultura e Diversidade. O evento contou com a palestra de Samina Patel da UNICAMP falando sobre sua experiência como estrangeira no Brasil; a palestra do professor Ludovico da UEL, que abordou sobre questões indígenas no Paraná. Também houve a participação no EAIC, que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro: a professora supervisora Daniela Esteche apresentou parte dos resultados de sua pesquisa de mestrado.
Todos os meses, o grupo Arriba-PIBID, junto com as professoras coordenadoras e supervisoras, está em busca de novos conhecimentos a serem adquiridos, através do estudo do ensino dos gêneros textuais, do conhecimento mais próximo das africanidades, das observações realizadas nos colégios e na participação de eventos.
Por Ingridy

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