sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PIBID UEPG na Universidade Federal do Paraná

O grupo PIBID acompanhado das professoras supervisoras Daniela e Karine, no dia 9 de dezembro, foi até a Universidade Federal do Paraná em Curitiba no curso "Sugerencias para la creación de materiales didácticos", coordenado pela professora Maria Estefanía Mañas Cerezo.
            O curso foi dividido em dois momentos. No primeiro, foi realizado um breve comentário sobre critérios de análises de materiais didáticos. Estes critérios se referiam ao: enfoque metodológico, nível de ensino, objetivos, conteúdos, língua, processo de aprendizagem, desenvolvimento das habilidades comunicativas, recursos linguísticos e estratégias. O segundo momento consistiu na divisão da turma em três grupos para analisar atividades e descrever como poderiam ser desenvolvidas em sala. Nesta análise, seguíamos uma ficha que abordava a oralidade, a escrita, conteúdos gramaticais, vocabulário e o encaminhamento em sala. E, em seguida, cada grupo expôs suas ideias com base na análise concluída.
A professora Maria Estefanía destacou a importância de se trabalhar com os falsos cognatos e com a argumentação, uma vez que pensamos a língua como meio de comunicação. Segundo ela, a falta de conhecimento dos falsos cognatos e a impossibilidade de argumentar podem comprometer o diálogo.
            Para explorar o vocabulário e a argumentação, foi solicitada a participação de voluntários para a dramatização de cenas cotidianas que apresentavam a discussão entre duas pessoas, vencendo a que apresentava maior poder de argumentação. Fomos muito bem representados pelos nossos colegas: Édina e Renan; Graziela e Débora.    
            De maneira geral, os bolsistas avaliaram positivamente o curso. A visita a uma outra universidade, a temática apresentada e a possibilidade de interagir com uma hispano falante  contribuíram para o enriquecimento da sequência das atividades que o grupo desenvolverá e para o aperfeiçoamento da oralidade do idioma.
            Agradecemos a professora Maria Estefanía pela troca de experiência.
            
Foto de Debora Stelle
 
Por Karine de Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário