sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Evento com participação da CAPES

No dia 9 de fevereiro, ocorreu o encerramento da Semana de Planejamento e Atualização Didática dos professores da UEPG e tivemos a palestra de Fernanda Villas Boas, coordenadora de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Inicialmente, se teve a fala da pró reitora de graduação que apresentou o benefício dos projetos sob a coordenação da CAPES para o acadêmico de licenciatura. Um destes é o PIBID, que prevê a inserção dos acadêmicos nas diferentes realidades escolares, tendo assim que adaptar o projeto a cada uma destas realidades. Outro benefício desse projeto é a interação dos bolsistas com a equipe pedagógica da escola. Terminando sua fala, a pró reitora passou a palavra para Fernanda Villas Boas.
A representante da CAPES iniciou sua fala apresentando os resultados dos projetos PIBID já finalizados e reforçou a importância de se ter uma Educação Básica de qualidade e também de uma formação de professores eficiente. Ela continuou apresentando paralelos de projetos feitos há 3 anos (ou mais) com os atuais. Houve um aumento significativo da abrangência de projetos PIBID em todo o Brasil, mas só se terá um resultado conclusivo quando os projetos atuais forem encerrados.
Após a fala, foi aberto espaço para perguntas e considerações. Houve questões sobre a valorização do professor, sobre o aprimoramento de ações do PIBID e de outros projetos coordenados pela CAPES. Obviamente que nem todas as questões foram possíveis de ser solucionadas pela Fernanda Villas Boas, mas ela afirmou que levará as questões e as apresentará para a CAPES como propostas ou observações.

Fonte: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=2144 acessado em 21 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário