quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quarenta dias de carnaval

Conhecido como o mais longo do mundo, o carnaval uruguaio se estende durante quarenta dias. Se trata de uma festa multicultural, porque há uma mistura de música, dança e teatro.
Para que todos os turistas e a própria população montevideana possam apreciar e participar da festa, aproximadamente cinquenta grupos fazem apresentações em vinte bairros diferentes da capital.
Apesar das diferenças nos nomes, no Uruguai também existem as escolas de samba que são chamadas de comparsas, originadas de festas que os escravos negros colonizados pelos europeus faziam em datas comemorativas, e são essas que dão início a festa com um grande desfile.
Um dos ritmos em destaque do carnaval uruguaio é o candombe, também de origem africana, e que está inserido na cultura do país há mais de duzentos anos.
Outra semelhança com o carnaval brasileiro são as murgas, o que nós chamamos de marchinhas. As murgas, que têm origem espanhola, são compostas baseadas em um tema específico e em canções populares, e na forma de paródias sempre apresentam humor ou críticas sociais.
O carnaval uruguaio é tão importante que, em novembro de 2006, foi inaugurado o “Museo del carnaval” no centro histórico de Montevideo. Nele estão expostos objetos que relatam as origens desta histórica festa.


http://www.turismonouruguai.com.br/





Por Roselma dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário