segunda-feira, 30 de abril de 2012

Desmistificando alguns conceitos

    No dia 21 de abril de 2012, em visita ao Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman, a professora Dra Ione da Silva Jovino (UEPG) conduziu os alunos do Ensino Médio a uma reflexão sobre os seguintes conceitos: estereótipo, preconceito, discriminação e racismo. Sua análise foi baseada na obra Cidadania em preto e branco: discutindo relações raciais, da autora Aparecida Silva Bento. Para melhor situar os alunos, a professora definiu os conceitos de maneira simplificada, sendo o estereótipo como uma imagem negativa pré concebida, o preconceito como uma ideia ou atitudes preconceituosas, discriminação como as ações que são motivadas pelo preconceito, e finalmente, racismo como uma relação de ideologias.
    Durante a discussão, a fala da professora Ione foi intercalada com a participação dos alunos. O que ficou visível nos discursos dos alunos foi o que a grande maioria das pessoas faz que é confundir ou dar os mesmos sentidos para os conceitos em debate. Com exemplos e situações citados pelos próprios alunos, a professora Ione ressaltava a diferença desses conceitos.
     Para facilitar a compreensão dos alunos, a professora fez uma retomada histórica por meio de fotos e imagens, música e trecho de um filme muito interessante, intitulado “Vista minha pele”.
      Pelo olhar e pelas palavras dos alunos, pudemos constatar que a visão que eles tinham desses conceitos era muito básica e sucinta. Então, a discussão proposta foi uma experiência muito produtiva, que contribuiu para ampliar o conhecimento deles a respeito do tema de modo a trabalhar com as temáticas das africanidades nas atividades de língua espanhola (e outras disciplinas também) de maneira mais crítica e evitando o senso comum.
      Ao fim da palestra, a diretora do colégio agradeceu a participação da professora e deixou um convite para uma próxima visita.

Fotos de Roselma Santos


Por Roselma Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário