segunda-feira, 23 de abril de 2012

Férias proveitosas

            Durante o mês de janeiro, os bolsistas (graduandos/as e profas supervisoras) do Arriba PIBID tiveram uma tarefa diferente para ser realizada: elaborar uma unidade didática (que comporá um livro didático) com base em todos os fundamentos teóricos e conceitos (gêneros textuais, multiculturalismo, africanidades) estudados desde o início do projeto.
Nesta atividade, os bolsistas foram separados em grupos e cada qual teria sua professora orientadora (que foram as professoras coordenadoras do projeto – Ligia e Ione – e as professoras supervisoras – Daniela e Karine) para acompanhar e revisar a unidade didática (UD). Foram feitas duas versões das UDs, sendo que cada versão foi revisada por todas as orientadoras. Em breve, serão lançadas as versões finais de sete UDs no primeiro volume do livro didático proposto pelo projeto; as outras sete UDs ficarão para um segundo volume a ser publicado no início de 2013.
Para melhor compreensão de como foi a elaboração dessas UDs, os bolsistas foram entrevistados sobre cada parte do processo. As perguntas foram:
1.    Que parte da UD você mais gostou de construir?
2.    Dentro de sua UD, o que, em sua opinião, ajudará a mudar o ensino de espanhol?
3.    O que tem de novo em sua UD?
4.    Qual sua maior dificuldade?
5.    O que você espera para o ensino de espanhol apoiado por todas as UDs do grupo?
6.    Quer deixar algo relevante que queira compartilhar? Sinta-se à vontade...
Houve um padrão de respostas para quase todas as perguntas. Sobre o que os bolsistas mais gostaram de construir (1ª questão), as respostas eram, em sua maioria, sobre dois eixos: a apresentação de gêneros textuais e sua construção, ou seja, as atividades de compreensão textual. Sobre o que sua unidade irá diferenciar o ensino de espanhol (2ª questão), as respostas mostraram várias estratégias, portanto, as respostas tenderam a ser mais pessoais. Sobre o que há de novo em sua unidade didática (3ª questão), a maioria das respostas trouxe um dos eixos principais do nosso projeto, as africanidades.  Sobre a maior dificuldade (4ª questão), foi unânime a presença do trabalho com a gramática indutiva. Sobre o que se espera para o ensino de espanhol (5ª questão), as respostas caminharam entre a compreensão das africanidades pelos professores de Língua Espanhola até um ensino diferenciado e eficiente para os alunos. A última questão era de comentário livre e se manteve mais em mensagens de incentivo.
Nesta atividade, os bolsistas tiveram a oportunidade de promover a relação teoria/prática. Eles realmente buscaram colocar as teorias estudadas (gêneros textuais, multiculturalismo, africanidades) em prática (elaboração de unidades didática). No 2º semestre, com a aplicação das UDs nas aulas de espanhol em duas escolas públicas de PG, os bolsistas terão a oportunidade de se voltar novamente à relação teoria/prática, de modo a ver o que funciona, o que deve ser substituído e, principalmente, os resultados para um ensino de espanhol na perspectiva dos gêneros textuais, considerando o conceito de africanidades. Por enquanto, a revisão final das UDs está sendo feita para a publicação de um livro didático (LD). Aguardem a publicação desse LD em nosso blog!

Por Graziela Borsato

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