Durante
o mês de janeiro, os bolsistas (graduandos/as e profas supervisoras) do Arriba
PIBID tiveram uma tarefa diferente para ser realizada: elaborar uma unidade
didática (que comporá um livro didático) com base em todos os fundamentos teóricos
e conceitos (gêneros textuais, multiculturalismo, africanidades) estudados
desde o início do projeto.
Nesta
atividade, os bolsistas foram separados em grupos e cada qual teria sua
professora orientadora (que foram as professoras coordenadoras do projeto –
Ligia e Ione – e as professoras supervisoras – Daniela e Karine) para
acompanhar e revisar a unidade didática (UD). Foram feitas duas versões das UDs,
sendo que cada versão foi revisada por todas as orientadoras. Em breve, serão
lançadas as versões finais de sete UDs no primeiro volume do livro didático
proposto pelo projeto; as outras sete UDs ficarão para um segundo volume a ser
publicado no início de 2013.
Para
melhor compreensão de como foi a elaboração dessas UDs, os bolsistas foram
entrevistados sobre cada parte do processo. As perguntas foram:
1. Que
parte da UD você mais gostou de construir?
2. Dentro
de sua UD, o que, em sua opinião, ajudará a mudar o ensino de espanhol?
3. O
que tem de novo em sua UD ?
4. Qual
sua maior dificuldade?
5. O
que você espera para o ensino de espanhol apoiado por todas as UDs do grupo?
6. Quer
deixar algo relevante que queira compartilhar? Sinta-se à vontade...
Houve
um padrão de respostas para quase todas as perguntas. Sobre o que os bolsistas
mais gostaram de construir (1ª questão), as respostas eram, em sua maioria,
sobre dois eixos: a apresentação de gêneros textuais e sua construção, ou seja,
as atividades de compreensão textual. Sobre o que sua unidade irá diferenciar o
ensino de espanhol (2ª questão), as respostas mostraram várias estratégias,
portanto, as respostas tenderam a ser mais pessoais. Sobre o que há de novo em
sua unidade didática (3ª questão), a maioria das respostas trouxe um dos eixos
principais do nosso projeto, as africanidades.
Sobre a maior dificuldade (4ª questão), foi unânime a presença do
trabalho com a gramática indutiva. Sobre o que se espera para o ensino de
espanhol (5ª questão), as respostas caminharam entre a compreensão das
africanidades pelos professores de Língua Espanhola até um ensino diferenciado
e eficiente para os alunos. A última questão era de comentário livre e se
manteve mais em mensagens de incentivo.
Nesta
atividade, os bolsistas tiveram a oportunidade de promover a relação
teoria/prática. Eles realmente buscaram colocar as teorias estudadas (gêneros
textuais, multiculturalismo, africanidades) em prática (elaboração de unidades
didática). No 2º semestre, com a aplicação das UDs nas aulas de espanhol em
duas escolas públicas de PG, os bolsistas terão a oportunidade de se voltar
novamente à relação teoria/prática, de modo a ver o que funciona, o que deve
ser substituído e, principalmente, os resultados para um ensino de espanhol na
perspectiva dos gêneros textuais, considerando o conceito de africanidades. Por
enquanto, a revisão final das UDs está sendo feita para a publicação de um
livro didático (LD). Aguardem a publicação desse LD em nosso blog!
Por Graziela
Borsato
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