quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mini curso “Oralidad y práctica oral en la enseñanza de español”


            No último dia 14, no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, foram realizados quatro minicursos para professores de espanhol da rede pública e acadêmicos do curso de Letras – Português/Espanhol com temáticas voltadas para o ensino da língua espanhola. Uma das propostas do minicurso que ficou a cargo da professora Daniela Terezinha Esteche Maciel trazia a seguinte discussão: “Oralidad y práctica oral en la enseñanza de español”.
            Com a participação de acadêmicos de Letras da UEPG – curso presencial e também à distância – e de professores de língua espanhola de Ponta Grossa e região, constatou-se que a maior dificuldade dos alunos é a oralidade em espanhol devido a diversos fatores: insegurança, vergonha, falta de oportunidades...; e, com isso, foi aberta a discussão de como tratar a língua espanhola em sala de aula: como desenvolver a prática oral, contextualizar, trabalhar a pronúncia...
            Este minicurso proporcionou conhecer os tipos de abordagens da prática oral: tradicional, direto, abordagem comunicativa, gêneros textuais, entre outros, e a reflexão quanto ao seu uso em sala de aula. No entanto, pode-se perceber que o método de ensino de línguas através de gêneros textuais se faz mais claro e efetivo a partir de atividades que os participantes realizaram em sala e a reflexão sobre o assunto. “É importante usar gêneros textuais porque é através desse estudo que se vê a língua em uso” – afirma uma professora da rede estadual de ensino atuante na cidade de Castro – PR.





                                                                                                                   
                                                                                                                        Por Laís Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário