No último dia 14, no campus central da Universidade
Estadual de Ponta Grossa, foram realizados quatro minicursos para professores
de espanhol da rede pública e acadêmicos do curso de Letras –
Português/Espanhol com temáticas voltadas para o ensino da língua espanhola.
Uma das propostas do minicurso que ficou a cargo da professora Daniela
Terezinha Esteche Maciel trazia a seguinte discussão: “Oralidad y práctica oral
en la enseñanza de español”.
Com a participação de acadêmicos de
Letras da UEPG – curso presencial e também à distância – e de professores de
língua espanhola de Ponta Grossa e região, constatou-se que a maior dificuldade
dos alunos é a oralidade em espanhol devido a diversos fatores: insegurança, vergonha,
falta de oportunidades...; e, com isso, foi aberta a discussão de como tratar a
língua espanhola em sala de aula: como desenvolver a prática oral,
contextualizar, trabalhar a pronúncia...
Este minicurso proporcionou conhecer
os tipos de abordagens da prática oral: tradicional, direto, abordagem
comunicativa, gêneros textuais, entre outros, e a reflexão quanto ao seu uso em
sala de aula. No entanto, pode-se perceber que o método de ensino de línguas
através de gêneros textuais se faz mais claro e efetivo a partir de atividades
que os participantes realizaram em sala e a reflexão sobre o assunto. “É importante usar gêneros textuais porque é
através desse estudo que se vê a língua em uso” – afirma uma professora da
rede estadual de ensino atuante na cidade de Castro – PR.
Por Laís Rodrigues
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