A
meu modo de ver, a UEPG está conseguindo através do CONEX, comunicar realmente
o que está acontecendo enquanto ao desenvolvimento de atividades, projetos e
pesquisas nas áreas acadêmicas do ensino superior. Porém, considero importante
a organização destes eventos, pois assim como outras licenciaturas ou áreas acadêmicas
conseguem comunicar os projetos que vêem desenvolvendo, o PIBID Letras Espanhol,
pelo seu desdobramento extensionista, Os gêneros textuais e as
africanidades no ensino de espanhol, teve
a chance de aproveitar em comunicar à comunidade acadêmica, as atividades que
viemos realizando no nosso projeto e, sobretudo, nossa proposta inovadora de
ensino da língua espanhola para o contexto escolar. Pessoalmente, considero que
a participação na comunicação oral com a minha colega Graziela foi uma ótima/grata/importante
experiência, para dar um passo a mais nesta caminhada pela inovação da nossa
profissão através da visão pibidiana do ensino de espanhol, que é o ensino da
língua espanhola desde uma perspectiva multicultural e embasada na teoria dos
gêneros textuais.
Do
público assistente, percebi que a nossa comunicação foi algo certamente
inesperado e, por conseguinte, diferente e desafiante para o ensino da língua
espanhola; ficou claro que o que buscamos é dar outra face ao ensino da língua,
com fundamentos e com baseamento teórico, que através da nossa experiência e
produção acadêmica do ARRIBA PIBID, pretendemos conseguir. Senti uma boa
expectativa do público assistente pela publicação do Livro Didático, fruto do
esforço dos pibidianos, e que certamente já está há pouco tempo para ser
divulgado oficialmente. Tenho a certeza que o trabalho do ARRIBA PIBID está
conseguindo contribuir com a profissão docente de línguas estrangeiras, e, digo
isto como reflexão, pela expectativa do público que ontem nos acompanhou a mais
uma jornada de difusão da atividade acadêmica pibidiana.
Por Victor Romero
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