sexta-feira, 29 de março de 2013

Encontro de Acolhida e Integração PIBID 2013



“O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa condição em face do mundo que não é a de quem nada tem a ver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem nele se adapta, mas de quem nele se insere.”                                                                     
Paulo Freire

O Encontro de Acolhida e de Integração PIBID 2013 realizou-se no dia 21 de Março, com o propósito de integrar os novos alunos bolsistas do PIBID/UEPG com os alunos já participantes, os professores supervisores do PIBID, diretores e pedagogos das escolas envolvidas.
No período da manhã, às 10 horas, no Grande Auditório, bloco A – Campus Central/ UEPG, a Coordenadora Institucional PIBID 1 Célia Finck Brandhi deu início aos trabalhos apresentando o Projeto aos novos bolsistas.
Brandhi expôs os objetivos gerais do Projeto PIBID, dentre os quais: incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem levando em conta o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Provinha Brasil, Prova Brasil SAEB, ENEM, entre outras; e incentivar escolas públicas de educação básica tornando-as protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
As atividades do Projeto PIBID, segundo Célia Brandhi, devem prever obrigatoriamente a inserção dos alunos bolsistas nas escolas dos sistemas públicos de educação básica.  O plano de trabalho deve indicar a estratégia a ser adotada para a atuação dos bolsistas nas escolas da rede pública de educação básica, de forma a privilegiar ações articuladas e concentradas, evitando a dispersão de esforços; ademais, deve também haver indicação de critérios de seleção dos professores supervisores, responsáveis pela supervisão dos pibidianos nas escolas e indicação dos processos de seleção dos alunos bolsistas, bem como a forma de controle de frequência e resultados do trabalho destes bolsistas.
Como resultado da intervenção do PIBID, dos alunos bolsistas, professores supervisores e coordenadores dos subprojetos nas escolas, espera-se a diminuição da evasão dos alunos e maior procura pelos cursos de licenciatura; reconhecimento de um novo status para as licenciaturas em meio acadêmico; articulação entre teoria e prática, universidades e escolas básicas; elevação da autoestima dos licenciandos; formação continuada para os coordenadores e supervisores; presença crescente dos trabalhos dos bolsistas em eventos científicos, entre outros.
A Coordenadora Institucional PIBID 1 encerrou sua fala com o depoimento de um aluno bolsista (pibidiano), em que o aluno elenca o quão importante é para um acadêmico de licenciatura participar de um Projeto da dimensão do PIBID, pois com a inserção do licenciando nas escolas, este passa a ver de forma diferenciada as práticas pedagógicas e as situações que fazem parte do dia-a-dia escolar.
No período da tarde, às 13h30, houve a abertura com cerimonial, contando com a presença de autoridades convidadas, dentre elas o Vice-Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Pró-Reitora de graduação Graciete Tozetto Goes e a Coordenadora Institucional PIBID 1 Célia Brandhi e outros.
Às 14h, deu-se início a palestra com o Professor Doutor Ruy Cezar do Espírito Santo (FAAP/SP e PUC/SP). A palestra teve como foco a grande transformação da educação, na qual o educador é detentor do papel mais importante, pois cabe a ele resgatar a história dos seus alunos.
Segundo Espírito Santo, no ano 0, a humanidade viveu grandes mensagens através de Cristo: conhece-te a ti mesmo (princípio da sabedoria), e no ano de 1945, o ano da transformação iniciou-se um processo de mudança. Citando Paulo Freire, enfatiza o fato de que para a educação se efetivar deve-se conscientizar antes de alfabetizar.
Para Ruy Cezar a educação acontece por meio do autoconhecimento, o encontro do ego com o “self”. O professor deve ser criativo, mas para que haja a criatividade precisamos nos despertar para a arte, e isto exige que tenhamos a consciência da liberdade, da nossa liberdade. De acordo com o palestrante, existem dois tempos: o cronos, o tempo do relógio, e o kairós, este que é entendido como o tempo do espírito, o tempo do aqui e agora, é este tempo em que o professor doa-se a seus alunos, a sua aula e exerce a sua criatividade.
Por fim, de acordo com o Dr. Ruy Cezar, devemos ser auto-criadores, vivendo a nossa liberdade profunda e, acima de tudo, respeitar a liberdade do outro.
 Após o término das palavras do Dr. Ruy Cezar do Espírito Santo, aconteceu um momento de confraternização com o Stand up de Diego Castro.


Por Paola Pereira e Lincoln Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário