quinta-feira, 14 de março de 2013

Evento Curitiba: I Simpósio Internacional sobre o Desenvolvimento Profissional Docente


            Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2013 duas bolsistas, Ingridy Bini e Ivana Cristina, juntamente com duas professoras do projeto, a supervisora Daniele Esteche e a coordenadora Lígia Paula Couto, participaram do I Simpósio Internacional sobre o Desenvolvimento Profissional Docente. O evento foi realizado na UTFPR de Curitiba e contou com cerca de 4 mil inscritos para os GT’S que seguiam as seguintes temáticas:

·         GT1- A APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL E A INSERÇÃO PROFISSIONAL;
·         GT2- POLÍTICAS E PROCESSOS DE AVALIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOCENTE;
·         GT3- APRENDIZAGEM EM SERVIÇO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE.

O dia 20 de fevereiro foi voltado para painéis com palestrantes do Uruguai, Portugal, Espanha e do Brasil, as discussões se centraram nas mesmas temáticas às dos GT’S:
·         POLÍTICAS E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOCENTE;
·         A APRENDIZAGEM DOCENTE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E SERVIÇO;
·        TENDÊNCIAS ATUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR;
·         DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO;
·         PRÁTICAS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

 Após o término de cada painel, o público poderia interagir com o palestrante fazendo questionamentos os quais eram respondidos logo após.
Já no dia 21, foi a exposição dos painéis dos GT’S a qual o grupo PIBID Espanhol participou do GT1 e GT3 com apresentação de quatro trabalhos no total. Diferentemente de outros congressos, os autores dos trabalhos não necessitavam fazer uma apresentação oral e formal, e sim propor meios e metas a serem atingidas na educação para daqui a um determinado tempo. Os grupos discutiram juntamente o que seria mais relevante para ser feito, levando em conta a temática de seu GT e propuseram várias alternativas para serem cumpridas.
Após o término das discussões, que foi das 9h da manhã até 15h, os grupos se reuniram no grande auditório e duas pessoas de cada painel foram eleitas para serem as oradoras(es) do grupo e apresentar todas as propostas que foram desenvolvidas em cada grupo de trabalho. Em 2015, o evento ocorrerá novamente para visualizar quais metas elaboradas foram cumpridas e deram certo.

 Ingridy e Ivana com o pesquisador Carlos Marcelo, da Espanha.

Carlos Marcelo coordenando um dos GT’S

Ligia, Ivana, Ingridy e Daniela

Profa Daniela apresentando a proposta de seu grupo em um dos GT’S

Por Ingridy Bini

Nenhum comentário:

Postar um comentário