segunda-feira, 1 de abril de 2013

Rayuela (Jogo da Amarelinha): Brincando e Aprendendo




Por meio de uma estratégia dinâmica e divertida, as turmas do primeiro ano do Colégio Frei Doroteu iniciaram a unidade didática que aborda os números na língua espanhola. Para apresentarmos uma aula diferente aos alunos, contamos a história de uma brincadeira muito comum no Brasil, também popular no mundo todo tendo diferentes nomes, a “Rayuela” (Jogo da amarelinha). Após uma aula de leitura de texto sobre o jogo, fomos à parte prática: pular amarelinha trabalhando a oralidade dos alunos sobre os números.

A brincadeira começou normalmente, jogando o saquinho de pedras em alguma casa, pular até ela e pegar o saquinho. Depois, se deveria falar o número em Espanhol. Para dificultar o jogo, os alunos passaram a ter que pular com apenas um pé em todas as casas, além de ir até o fim e voltar, sempre falando o número em espanhol. Para terminar, os alunos deveriam jogar o saquinho, pular com um pé só e falar todos os números e as palavras “infierno”, “rayuela” e “cielo”, ir e voltar, além de pegar o saquinho, claro.


E, não somente os alunos tiveram que jogar, mas a professora Daniela e as bolsistas Graziela, Ivana e Karol também entram na brincadeira, o que deixou os alunos mais confortáveis a participar e se divertir na aula.


A aula foi muito bem recebida pelos alunos que, além de participarem de uma jogo popular no Brasil e países falantes da língua espanhola, tiveram a oportunidade de trabalhar os números em espanhol, o que lhes mostrou que ensino e aprendizagem também pode ocorrer fora da sala de aula, de forma interativa e divertida e com jogos.

Fotos e texto por Ivana


Nenhum comentário:

Postar um comentário