terça-feira, 3 de setembro de 2013




Contextualização das aulas de história e língua espanhola

A partir do conteúdo na disciplina de história, nos 1º anos do Ensino Médio do Colégio Frei Doroteu, com a prof. Solange de Fátima Meira, sobre os povos ameríndios, principalmente os Incas e a explicação na aula de língua espanhola, com a prof. Daniela sobre a língua quéchua e a visualização de sua grafia em um dicionário, os alunos tiveram um momento de contato com um peruano, Luis Javier Paredes Reategui, que fez a contextualização dos conteúdos com a realidade por ele já vivenciada.
Luis vive em Ponta Grossa há mais de dez anos, estudante do Curso de Letras (português-espanhol) da UEPG e músico. Como nativo, trouxe para nossos alunos um pouco da história e realidade do povo inca.

Primeiramente, houve uma aula com cada turma de 1º ano, com exposição de alguns pontos relacionados à cultura Inca e, em seguida, uma apresentação musical para todas as turmas envolvidas na atividade. Luis explicou a importância da música para os incas, e o instrumento da flauta pan.
A professora Solange relata: O destaque principal trazido pelo apresentador foi uma das heranças culturais adquirida de seus ancestrais, aprendeu desde pequeno a tocar  flautas com seus avós  e nos relatou que os povos Incas tocavam  melodias sempre animadas, mas com a chegada dos colonizadores passaram a tocar melodias mais tristes, devido  ao processo de sofrimento e exploração que esses povos viveram. Outro destaque é que esses instrumentos, além de serem tocados também são produzidos por ele, com diversas matérias primas, por exemplo, madeiras, bambus, chifres, etc. E cada flauta apresenta a sua história.

Ainda ressalta professora Solange: Sua presença foi de extrema importância, pois nas aulas de História, estava sendo trabalhado os povos Amerindios. Através da sua presença, com os seus relatos e vivencias pessoais, os alunos puderam perceber a continuidades de vários aspectos culturais e costumes do Império Inca sendo mantidos até os dias atuais.
Foi um momento de grande proveito por todos os presentes, lembrando que todo conteúdo que se trabalha em sala de aula de forma teórica, quando conseguimos uma relação com a prática, sabemos que o aproveitamento de nossos alunos é melhor.
Agradecemos ao Luis, pela disponibilidade em contribuir com esta atividade na escola! 
Por Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário