No 04 de
setembro de 2013, a
coordenadora do PIBID Espanhol UEPG, Ligia Paula Couto, organizou uma oficina
para professores de espanhol e estudantes do curso de Letras Espanhol para
discutir a inserção do espanhol na matriz curricular das escolas públicas do
NRE-PG. A oficina teve 24
participantes, entre eles, professores de espanhol da rede pública, privada,
escolas de idiomas, graduandos da UEPG e bolsistas PIBID.
O primeiro objetivo
da oficina foi compreender as leis que regulamentam a inserção de línguas
estrangeiras na matriz curricular e que legitimam a escolha da língua pela
comunidade escolar. Vimos que, desde a LDB/1996, há um intento em se superar o
ensino monolíngue de inglês na escola pública brasileira. Na seqüência, o
segundo objetivo foi organizar, como grupo de professores de espanhol,
estratégias de contestação desse ensino monolíngue. Já o terceiro objetivo
focou na seleção de estratégias
para valorizar o ensino da língua espanhola no NRE-PG. E, por fim, o quarto
objetivo foi definir o que seria um ensino de espanhol de qualidade nas escolas
públicas de nossa região.
Em breve,
várias ações serão tomadas pelo grupo para que as discussões e debates
originados na oficina se fortaleçam e se concretizem, de modo que o ensino da
língua espanhola ganhe maior visibilidade no NRE-PG e que consigamos ampliar a
compreensão de um ensino de diversos idiomas na área das línguas estrangeiras.
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