sexta-feira, 6 de setembro de 2013

OFICINA PARA NAP UEPG Lei 11.161/2005 e o ensino de espanhol em Ponta Grossa



No 04 de setembro de 2013, a coordenadora do PIBID Espanhol UEPG, Ligia Paula Couto, organizou uma oficina para professores de espanhol e estudantes do curso de Letras Espanhol para discutir a inserção do espanhol na matriz curricular das escolas públicas do NRE-PG.     A oficina teve 24 participantes, entre eles, professores de espanhol da rede pública, privada, escolas de idiomas, graduandos da UEPG e bolsistas PIBID.
O primeiro objetivo da oficina foi compreender as leis que regulamentam a inserção de línguas estrangeiras na matriz curricular e que legitimam a escolha da língua pela comunidade escolar. Vimos que, desde a LDB/1996, há um intento em se superar o ensino monolíngue de inglês na escola pública brasileira. Na seqüência, o segundo objetivo foi organizar, como grupo de professores de espanhol, estratégias de contestação desse ensino monolíngue. Já o terceiro objetivo focou na seleção de estratégias para valorizar o ensino da língua espanhola no NRE-PG. E, por fim, o quarto objetivo foi definir o que seria um ensino de espanhol de qualidade nas escolas públicas de nossa região.
Em breve, várias ações serão tomadas pelo grupo para que as discussões e debates originados na oficina se fortaleçam e se concretizem, de modo que o ensino da língua espanhola ganhe maior visibilidade no NRE-PG e que consigamos ampliar a compreensão de um ensino de diversos idiomas na área das línguas estrangeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário