segunda-feira, 30 de setembro de 2013


CAPOEIRA NO FD

No dia  18 de setembro, os alunos do Ensino Médio do Colégio Frei Doroteu participaram de uma manhã diferenciada.

O colégio recebeu o grupo de capoeira ACAPRAS, coordenado pelo contramestre Chico. O mesmo, ao apresentar seu grupo, convidou todos os alunos a participar dos treinos que acontecem na associação dos moradores da Vila Real. É importante destacar que esse trabalho com a capoeira foi a conclusão da unidade didática 3 do grupo PIBID, a qual trata de esportes e discute a capoeira. Inclusive, os alunos já haviam assistido e discutido o filme “O Besouro” nas aulas de espanhol. 

Foto: Roselma dos Santos
Durante a apresentação, o contramestre comentou sobre a importância da capoeira desenvolvida pelos negros no Recôncavo Baiano, como fator componente da cultura brasileira. Além disso, mostrou aos alunos os instrumentos usados nas rodas, bem como algumas músicas.
Foi visível que os alunos gostaram dessa manhã diferente, como que contagiados pelo som do berimbau, e porque alguns aceitaram o convite para entrar na roda. E por sinal, representaram muito bem os demais alunos.

                                                                                                                      Foto: Roselma dos Santos

                                                                                Por Roselma

domingo, 22 de setembro de 2013

Parabenizamos o dedicado aluno Diego dos Santos – 17 anos do Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua, pela aprovação em 2º lugar no vestibular  da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Curso Prestado: Administração com ênfase em Comércio Exterior – UEPG

2º lugar na cota das escolas públicas.
Entrevista com o Calouro


1)    Você estava preparado para o processo de provas? Foi fácil / difícil? Justifique.
R: Sim. Desde pequeno eu já entendia que os estudos são fundamentais para se ter sucesso na vida, provavelmente, devido ao exemplo que recebi de minha irmã que já trilhou há alguns anos o mesmo caminho, cursando uma universidade, e ao incentivo que recebi de meus pais, que me falaram que não tiveram a oportunidade de seguir os estudos, mas que iriam dar me todas as condições para fazê-lo. Por isso, me dediquei e esforcei-me ao máximo no decorrer dos anos, e minha preparação para essa realização começou desde cedo. Além de colocar minha fé no Senhor e saber que se eu fizesse a minha parte, Ele não me desapontaria.
            Achei que a prova foi difícil, mas não tanto quanto as pessoas me falavam que era. As questões são muito bem elaboradas, porém é você que precisa fazer a sua parte: estudar e também controlar seu emocional. Estes são fatos importantíssimos para deixar qualquer prova ‘’menos difícil’’.
2) Você que estudou toda a vida na rede pública, imaginava que iria conseguir passar no vestibular?
R: Sim, talvez não logo no primeiro vestibular, mas cursar uma universidade já era a minha meta. Entendo que a instituição escolar tem sim a sua parcela nesse tipo de conquista, mas o que mais conta é a vontade do aluno em aprender mais e buscar as suas realizações.
3) Ao saber da sua aprovação, qual foi sua reação?
R: Eu fiquei muito feliz. Estava aguardando o resultado através do rádio para poder ouvir, também, se meus colegas passavam. Antes de passarem a lista, recebi várias mensagens de minha irmã me parabenizando, pois já tinha visualizado o resultado pela internet. Minha mãe estava ao meu lado no momento em que eu soube da aprovação e comemorou muito junto comigo. Fiquei com um sentimento de ‘’missão cumprida’’.
4) Qual sua expectativa ao iniciar o curso?
R: Eu acredito que o ‘’mundo acadêmico’’ é bem diferente do ambiente escolar, com novos desafios, novos objetivos, novas e maiores responsabilidades, na qual as coisas tendem a se torna cada vez mais difíceis, e devido a isto, eu devo continuar me dedicando para superar todos esses pontos com êxito.
5) Quais as dicas que você dá para os seus colegas?
R: Primeiramente, ser disciplinado e ter vontade de estudar. Com isso, você dá um grande passo para as demais coisas. Depois, usar o máximo de provas anteriores para entender como as questões são cobradas na prova. Manter a tranqüilidade durante os estudos e, principalmente, no dia da prova. Além de estabelecer um relacionamento legal com os professores (caso ainda esteja estudando) pedindo ajuda e tirando as dúvidas que possui. E por último, não se deve esquecer de reservar um período para si, ou seja, deve-se estabelecer tempo para estudar e também para se divertir / descansar, para não tornar os estudos uma coisa chata e cansativa.

Foto : Mateus Souza

terça-feira, 17 de setembro de 2013

 Meu nome é Luana Malanczyn, tenho 19 anos e sou acadêmica do 1º ano do curso de Letras Português/Espanhol. Meu sonho de ser professora vem desde minha infância, quando adorava brincar de “escolinha” com minhas primas e minha irmã e adivinha quem era a professora? É claro que era eu rs... Tive muitas influências para escolher o curso, desde familiares até quando eu estava no EM e tive uma professora que me influenciou muito. A escolha pelo espanhol foi porque eu gosto muito da língua e adoro falar em espanhol; às vezes em casa, fico horas “Hablando en español com mi mama, mi papa y mi novio”... Eu moro com meus pais e uma irmã e eles são a razão da minha vida J tenho um namorado maravilhoso que sempre está me apoiando em minhas decisões e me dando forças em minhas escolhas. Estou muito animada com o PIBID, pois pretendo focar minha formação acadêmica centrada no ensino da língua espanhola para os alunos de ensino fundamental e médio e tenho certeza que essa experiência será de grande valor para o meu curriculum. E espero ser uma grande profissional da área além da língua espanhola, quero me especializar em literatura também. E, um dia, espero chegar a minha sala de aula e olhar para os rostinhos dos meus alunos e sentir o orgulho de estar ajudando-os a ter uma vida melhor através do estudo, às vezes me pego sonhando acordada com meus aluninhos me chamando de Professora tenho certeza que será um momento muito especial e emocionante que jamais será esquecido. Aqui fica uma frase que eu gosto muito escrita por Guimarães Rosa:
"Em meus textos, quero chocar o leitor, não deixar que ele repouse na bengala dos lugares comuns, das expressões acostumadas e domesticadas. Quero obrigá-lo a sentir uma novidade nas palavras!”
João Guimarães Rosa.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013




Meu nome é Maíra Carzino!! Sou acadêmica do curso de Letras da UEPG e há muito tempo nutro um sentimento forte pela língua espanhola!! Desde o primeiro ano na Universidade tive vontade de ingressar no PIBID, porém, por força maior, não pude nem me inscrever... Dá pra imaginar a minha alegria em poder participar agora, né?!! Sou casada (meus amigos sempre ouvem muito o nome do meu esposo!) há pouco mais de um ano e já faço de tudo para ele aprender espanhol também!! Sorte que ele gosta! Quero muito exercer a profissão com qualidade e, assim, fazer os alunos se apaixonarem pela língua tanto quanto eu! Espero aprender e compartilhar conhecimentos com cada colega, aproveitar cada momento e cena observada e tirar desta experiência o máximo que puder!! Muita animação e força, para começar bem!!!

“EL HEROE DISCRETO” - LA NUEVA NOVELA DEL NOBEL DE LA LITERATURA MARIO VARGAS LLOSA



El novelista peruano Mario Vargas Llosa acaba de lanzar a nivel mundial su nueva novela “El héroe discreto”. En la Casa de América de Madrid, con el auspicio de la prestigiosa Editora Alfaguara, fue recibido con aplausos por periodistas, colegas, amigos y familiares para responder en una conferencia diversas preguntas relacionadas a esta nueva producción literaria ya como escritor galardonado con el Premio Nobel de la Literatura. La conversación del novelista con su público duró casi 50 minutos o algo más, y se refirió a muchos detalles de su novela, como por ejemplo, la inspiración que tuvo en memoria de su gran amigo de juventud, el economista peruano Javier Silva Ruete. El Diario El País de España nos da algunos detalles sobre la nueva obra y algunas palabras del escritor:
La vida cotidiana, el dinero, la apuesta en favor de la invención, las relaciones familiares y otros temas ya han sido señalados por los críticos como aspectos esenciales de esta novela. El héroe discreto es la vuelta literaria de Vargas Llosa a Perú, a su vez un doble reencuentro con su vida y su literatura y de los lectores con él y su mundo literario. Primero porque, después de 15 años, Lima y Piura, las dos ciudades peruanas donde se crió el autor, vuelven a protagonizar sus ficciones; y, segundo, porque ha recuperado a varios de sus personajes como el sargento Lituma, de Lituma en los Andes, y a don Rigoberto, de Los cuadernos de don Rigoberto. La nueva novela, en clave de melodrama salpicado de humor, cuenta la historia de dos hombres, Felícito Yanaqué e Ismael Carrera, que luchan contra sus destinos adversos más allá de las mezquindades y según sus ideales y deseos. Entre los aspectos esenciales, Vargas Llosa destaca uno: la decencia: “La gente decente es la reserva moral para el futuro de un país y cuando un país pierde esa reserva moral entra en bancarrota aunque las cifras económicas digan que progresa. Lo que hace que verdaderamente progrese una sociedad son los héroes anónimos”. Y eso es uno de sus dos protagonistas, Felícito Yanaqué, que no acepta el chantaje de la mafia y lo hace saber en un periódico local. Un hecho inspirado en el caso real de un empresario en Perú. 
Casi al final de la conferencia, ante la pregunta de un periodista sobre la vejez, el escritor no dejó entrever su “preocupación” por el paso de los años; pero luego proclamó algunas palabras que nos dicen mucho sobre ese entusiasmo que Vargas Llosa alberga para seguir escribiendo, afirmando inclusive que le gustaría morir con la pluma en la mano. Si desea ver la conferencia completa, puede escucharla en youtube: https://www.youtube.com/watch?v=e1ODIWm6irQ
El Diario El País también ofrece en su Página Web, la lectura de unos párrafos de la nueva novela hecha nada más que por Vargas Llosa. Sin duda, un acontecimiento inédito del escritor que quedará en los archivos fílmicos literarios para la posteridad. Puede escucharlo, en el siguiente Link: 
Entonces amigos, Mario Vargas Llosa ha vuelto y ahora esperaremos ansiosos los comentarios de sus críticos pero sobretodo de sus lectores, tanto de los antiguos como de los nuevos.  


Por Victor  

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Coordenadora do PIBID conversa com 1ºs anos sobre PSS



Na última sexta-feira (23), a coordenadora do PIBID, professora Ligia Couto, esteve presente no colégio Frei Doroteu conversando com os alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre a importância na realização do Processo Seletivo Seriado (PSS) da UEPG.
Professora Ligia abordou sobre os motivos para se fazer um curso superior, sejam eles pessoais e/ou profissionais. Contou de sua experiência pessoal e alertou aos alunos sobre a importância na realização da inscrição que ocorre até o dia 02 de setembro e, na sequência, a explicação do que realmente significa passar por este processo de seleção.
Como professora supervisora e em contato diário com os alunos, havia percebido que alguns ainda não estavam motivados para esta etapa de suas vidas, agora como alunos do Ensino Médio. Ao final da conversa com a professora Lígia, muitos vieram falar que iriam efetuar a inscrição e os que já haviam se inscrito perceberam a importância em dar este primeiro passo em sua vida de estudante a nível superior.
Esperamos que cada vez mais nossos alunos estejam mais próximos da UEPG e como disse a professora Ligia: “Invadam a UEPG”!
Por Daniela



OFICINA PARA NAP UEPG Lei 11.161/2005 e o ensino de espanhol em Ponta Grossa



No 04 de setembro de 2013, a coordenadora do PIBID Espanhol UEPG, Ligia Paula Couto, organizou uma oficina para professores de espanhol e estudantes do curso de Letras Espanhol para discutir a inserção do espanhol na matriz curricular das escolas públicas do NRE-PG.     A oficina teve 24 participantes, entre eles, professores de espanhol da rede pública, privada, escolas de idiomas, graduandos da UEPG e bolsistas PIBID.
O primeiro objetivo da oficina foi compreender as leis que regulamentam a inserção de línguas estrangeiras na matriz curricular e que legitimam a escolha da língua pela comunidade escolar. Vimos que, desde a LDB/1996, há um intento em se superar o ensino monolíngue de inglês na escola pública brasileira. Na seqüência, o segundo objetivo foi organizar, como grupo de professores de espanhol, estratégias de contestação desse ensino monolíngue. Já o terceiro objetivo focou na seleção de estratégias para valorizar o ensino da língua espanhola no NRE-PG. E, por fim, o quarto objetivo foi definir o que seria um ensino de espanhol de qualidade nas escolas públicas de nossa região.
Em breve, várias ações serão tomadas pelo grupo para que as discussões e debates originados na oficina se fortaleçam e se concretizem, de modo que o ensino da língua espanhola ganhe maior visibilidade no NRE-PG e que consigamos ampliar a compreensão de um ensino de diversos idiomas na área das línguas estrangeiras.